Cristalização do mel é garantia de qualidade

-

A cristalização varia segundo diversos fatores, como a concentração de açúcares, o teor de água na sua composição natural, a procedência floral do néctar, o manuseio durante seu processamento, bem como, as condições de estocagem.“O mel puro cristaliza”, reforça o técnico agrícola do escritório municipal daEmater/RS-Ascar Luís Antônio Marmitt.

Foto: Divulgação Com a cristalização o mel fica com aspecto cremoso, mesmo assim, pode ser consumido normalmente
Com a cristalização o mel fica com aspecto cremoso, mesmo assim, pode ser consumido normalmente

Com a cristalização, acentua ele, o mel fica com aspecto cremoso, com formação de cristais em todo o pote ou somente em parte dele, porém, sem alterar suas propriedades, podendo ser consumido normalmente.

Marmitt chama atenção que todos os méis são líquidos quando produzidos pelas abelhas, porém, quando armazenados em temperaturas mais baixas, tendem a cristalizar. Esta cristalização varia de acordo com vários fatores como o teor de glicose, teor de água na sua composição natural e procedência floral (espécie da flor onde a abelha colheu o néctar). “Tanto o mel fluído quanto o mel cristalizado tem o mesmo valor nutricional. Não é necessário conservar o mel na geladeira, aliás, armazenamento em baixa temperatura induz à cristalização”, observa.

Origem floral

O período de tempo para a cristalização do mel varia conforme a origem floral do mel, sua composição e da temperatura ambiente. O mel pode cristalizar e não perde seu valor nutritivo. “Quando isso acontecer, para voltar à forma líquida, deve ser colocado em banho-maria, dessa maneira o produto não perderá suas propriedades”, orienta Marmitt.

O mel é um alimento produzido exclusivamente pelas abelhas a partir do néctar extraído das flores. As abelhas coletam o néctar transformando-o no saboroso, aromático e nutritivo mel. “As crianças se deliciam com o pão, a nata e a manteiga, cobertos por uma fina camada de mel”, frisa o técnico.

O mel é rico em fonte de energia e pode, com vantagens, substituir o açúcar. Além disso, contém minerais como o cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B e C. é um alimento bom para pessoas de qualquer idade, menos para recém-nascidos até dois anos de idade e para portadores de diabetes.

Além do mel, é possível explorar produtos como pólen apícola, geleia real, cera e própolis, sem contar com diversas receitas de bolos, pães, biscoitos, entre outros. A sua cor e sabor, conforme Marmitt, estão diretamente relacionadas com a floração da época. Os méis de coloração clara apresentam sabor e aroma mais suaves, como, por exemplo, os produzidos em pomares de laranjeiras, que têm alta cotação no mercado. “Os méis de coloração escura não são atraentes no visual, porém, são mais nutritivos, ricos em proteínas e sais minerais”, destaca.

Porque o mel cristaliza?

Foto: Edemar Etges / Folha do MateMel produzido pelas abelhas tende a cristalizar com temperaturas mais baixas
Mel produzido pelas abelhas tende a cristalizar com temperaturas mais baixas

Segundo Marmitt, o mel tende a cristalizar-se de forma espontânea, adquirindo uma consistência sólida e este efeito nada mais é do que a condensação, a aglutinação e as partículas de glicose. “A cristalização do mel é uma garantia da sua qualidade e de sua pureza” garante. Quando cristalizado ele mantém todas as suas propriedades nutricionais e energéticas, além de manter o aroma e sabor. “Geralmente, os méis puros acabam por cristalizar com o passar do tempo.”Caso alguém adquiriu um mel e este não cristalizou, é possível que tenha sido submetido ao aquecimento durante o processo de extração, ou, talvez, descristalizado antes do envasilhamento. “Os cristais do mel retornam ao estado líquido quando colocados em banho-maria, o que não ocorre com mel fraudado por conter, em sua maioria, açúcar de cana”, frisa.

Marmitt destaca que o município é privilegiado por ter apicultores estabelecidos com agroindústrias familiares e, floração abundante proporcionando um mel produzido pelas abelhas de excelente qualidade. “Esta qualidade é essencial para o consumidor. Desta forma, a garantia de pureza é adquirir mel dos sócios da Associação Venâncio-airense de Apicultores (AVA), que estão no mercado, ou mesmo, adquirido direto do apicultor nas feiras realizadas periodicamente em vários locais em nossa cidade”, salienta.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido