“A soberana não é apenas a pessoa que sorri, mas também a que arranca sorrisos”, destaca rainha da Fenachim

-

Jornalista e comunicadora de rádio, Veridiana Inês Röhsler, 27 anos, ostenta o título de rainha da 16ª Fenachim. Acompanhada das princesas Lavínia Giehl e Alexandra Keller, tem a responsabilidade de divulgar o maior evento econômico e cultural de Venâncio Aires. Dos dias 5 a 8 e de 11 a 15 de maio, elas serão as anfitriãs da festa.

Veridiana ressalta a felicidade com o carinho recebido pelo trio durante o intenso trabalho de divulgação. “Presencialmente ou mesmo através das redes sociais, a comunidade venâncio-airense e da região nos recebe com muito acolhimento. Somos reconhecidas como soberanas de uma festa genuinamente gaúcha e que representa seu povo. Somos valorizadas com convites para eventos, espaços de fala e demais atividades que nos permitem expandir informações relativas à programação da 16ª Fenachim e estar perto das pessoas”, salienta.

Folha do Mate: o que os visitantes podem esperar da 16ª Fenachim?

Veridiana Röhsler: A 16ª Fenachim será a festa da retomada. De braços abertos e com chimarrão na mão, estaremos vivenciando um período de reencontros, abraços e sorrisos, o que torna esta edição ainda mais especial. Imagino que este possa ser um dos principais diferenciais do evento, já que vamos oferecer ao público todo o nosso calor e carinho, após um longo período de incertezas e distanciamento social. Da mesma forma, iremos oportunizar a possibilidade de retorno a muitos trabalhadores, entre artistas e fornecedores de serviços. Portanto, outro ponto forte da festa em 2022 será o apoio à economia afetada durante a pandemia, para que diversos setores possam se reerguer e voltar mais fortes do que antes.

O que representa ser soberana da Fenachim?

É carregar história nos braços e no sorriso. Com muita simpatia, transparecer o amor que sentimos por Venâncio Aires, pelo chimarrão e pela Fenachim, valorizando cada etapa desse evento, que é um dos mais importantes do Rio Grande do Sul. É representar um povo e sua cultura, através do maior símbolo dos gaúchos, respeitando e amando nossa tradição. Falar com palavras, mas também com gestos e ações que vêm do coração, lembrando a todo instante que fazemos parte de um movimento enaltecido pela hospitalidade da nossa gente. Ou seja, é fazer com que pessoas se sintam representadas através dos bons momentos que podemos proporcionar.

Veridiana é a rainha da 16ª Fenachim (Foto: Divulgação/ Fenachim)

Qual a sua expectativa para festa?

Estamos por vivenciar um dos primeiros grandes eventos do estado pós-pandemia. Não tenho dúvidas de que a Fenachim vai receber seu público com muita alegria e hospitalidade. O amargo do chimarrão se tornará doce quando nós e a comunidade venâncio–airense abrirmos os portões do Parque Municipal do Chimarrão e recebermos gaúchos desta terra ou de coração para festejarem conosco. Nosso trabalho de divulgação é intenso e, ainda que tenha ocorrido durante períodos mais críticos com relação à Covid-19, jamais deixou de ser realizado e teve muita entrega nossa e das comissões organizadoras. Trabalhamos e ainda estamos trabalhando muito e com coragem. Nós e a população que ama a Fenachim, merecemos uma festa digna de um povo tão batalhador e querido.

LEIA MAIS: Estrutura fixa do Chimarródromo é novidade da Fenachim 2022

O que Venâncio Aires tem de melhor?

Nossa gente. Somos um povo trabalhador e cordial, que sempre está em busca do melhor. E a Fenachim tem a cara do venâncio-airense: daquele que recebe a visita em casa já com a cuia na mão. Do morador da cidade, dos bairros e do interior, que vive para transformar o seu chão em um lugar melhor. O trabalhador do comércio, da indústria, dos serviços ou do campo. Aquele que faz artesanato, que limpa e que cuida. Independentemente da classe, da renda ou do que tem para oferecer, o morador da Capital do Chimarrão é um solidário nato. Não traz a cordialidade apenas no título de representante da Terra do Mate, mas também nas atitudes de quem constrói sonhos e materializa conquistas. O maior orgulho de Venâncio Aires é o seu povo.

Quais atrativos turísticos e tradições de Venâncio você indicaria para quem quer conhecer o município?

As nossas riquezas naturais, arquitetônicas e culturais esbanjam beleza. Somos um município de valorosos talentos, belas estruturas e encantadoras paisagens. No pórtico de entrada da cidade, no Centro, nas comunidades ou no ponto mais longínquo do interior, temos muito a oferecer. Somos um lugar que se valoriza turisticamente e que também dá valor a quem aqui deseja investir. O coração da nossa cidade é preenchido pela segunda maior igreja da América Latina em estilo neogótico que, com sua imponente presença, traduz a fé e a força do nosso povo atual e de antepassados que aqui a ergueram. Temos cachoeiras, arroios, árvores, morros e flores que transformam nosso município em um berço de belezas naturais. Da pequena arte produzida pelo nosso artesão até a grandiosa vista de um mirante do interior, existe um caminho de muito crescimento. Dos shows da Orquestra de Venâncio Aires aos bailes nos ginásios e tradições dos CTGs; do cultivo do fumo, do milho, da soja e dos ervais; dos pontos turísticos da cidade e do interior, do Parque do Chimarrão e das praças.

LEIA MAIS: Chimarrão em evidência: conheça locais e entidades de Venâncio que, no nome, fazem referência à bebida típica

*Texto publicado originalmente na revista Descubra Venâncio- Especial Fenachim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes