Prefeito falou na abertura da 1ª Semana Municipal de Valorização ao Patrimônio Cultural (Foto: Cristiano Wildner/Folha do Mate)

A abertura da 1ª Semana Municipal de Valorização ao Patrimônio Cultural ocorreu na tarde desta segunda-feira, dia 12, em Venâncio Aires. O evento, no Museu, contou com a presença de convidados e lideranças políticas e comunitárias. Durante semana visitas guiadas e palestra são à tônica. Falaram na abertura o tesoureiro do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires – mantenedor do Museu -, Flávio Seibt, prefeito Giovane Wickert e o secretário de Cultura e Esportes de Venâncio Aires, Henrique da Silva.

Seibt reforçou a importância de participação da comunidade na campanha da Ação entre Amigos. Em 2019, o Museu de Venâncio Aires completa 25 anos de fundação. Para ampliar o espaço do acervo, estimado em 80 mil peças, está em andamento uma Ação Entre Amigos. O prêmio principal será uma caminhonete histórica, uma D20 ano 1991. A meta é vender mil números até o dia 26 de outubro, data de aniversário do Museu. Atualmente resta comercializar cerca de 300 números. O número da Ação Entre Amigos é vendido ao valor de R$ 100.

Aqueles que desejam prestigiar a programação devem entrar em contato com o Museu e agendar uma visita pelo telefone 3741-5713.

MUSEU

Conhecido como o museu construído por muitas mãos, foi fundado em 1994 e iniciou com doações de peças antigas feitas pela comunidade. O acervo é formado por diversos departamentos: museu, arquivo histórico, jornais, revistas, discos e acervo bibliográfico.

O material está exposto no Edifício Storck, em estilo europeu construído pelo arquiteto Simão Gramlich a partir de 1929, também adquirido com contribuições.

PROGRAMAÇÃO PARA ESTA TERÇA-FEIRA, DIA 13:

Visitação guiada de alunos das escolas no museu:

9h – 6º ano da Escola Odila Rosa Scherer.

10h – 4º ano da Escola Monte das Tabocas.

10h45min – 5º ano da Escola Monte das Tabocas.

14h – 5º ano da Escola Monte das Tabocas.

15h – 5º ano da Escola Odila Rosa Scherer.

16h – 4º ano da Escola Monte das Tabocas.

19h15min – Palestra sobre Patrimônio Cultural para alunos do CAJ, com Flávio Seibt.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome