Afenachim anuncia 1º Festival da Galinhada em Venâncio Aires

-

Uma nova atração gastronômica e cultural está prestes a entrar no calendário de eventos de Venâncio Aires. Trata-se do 1º Festival da Galinhada, que é por lei o prato típico do município. O evento será organizado pela a Associação Fenachim (Afenachim). A realização foi acertada na manhã desta segunda-feira, 25, em reunião entre a presidente da entidade, Cleiva Giovanaz Heck, e o prefeito Jarbas da Rosa.

O formato do evento ainda está em estudo por depender diretamente das condições impostas pela pandemia. Caso a região esteja em bandeira laranja ou amarela no modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul, atrações diversas poderão ser analisadas para fazerem parte do evento. Caso, contrário, novos protocolos serão avaliados. Cleiva explicou, durante o encontro com o prefeito, que o evento foi pensado para garantir recursos que possam ser aplicados diretamente na manutenção da Afenachim e, assim, diminuir a dependência da entidade com relação ao poder público.

Já em entrevista ao programa Terra em Meia Hora, da Terra FM, Cleiva acrescentou que o Festival da Galinhada, em maio, pode ser realizado ao longo de mais dias. O evento pode acontecer de sexta-feira até domingo, em data ainda a ser definida. Para garantir a primeira edição do festival, Jarbas da Rosa se comprometeu com a entidade. Além de sala no Ginásio de Exposições já cedida para a Afenachim, a entidade também ganhará cessão de uso do Pavilhão da Galinhada, que passou a ser assim denominado desde a Fenachim 2019. Antes disso, abrigava os espaços destinados aos artesãos locais.

Eventos menores

A presidente da Afenachim também quer promover eventos menores para a comercialização da galinhada no novo espaço ao longo do ano. Quer ainda, aos poucos, incrementar o pavilhão para acomodar melhor o consumo e o preparo da galinhada no mesmo espaço. “São investimentos que serão feitos aos poucos”, disse Cleiva, na Terra FM.

Galinha de Venâncio

  • Preparado à base de arroz e frango, o prato típico de Venâncio Aires, a galinhada, é tradicionalmente também servido em comunidades nos finais de semana. A galinhada se tornou prato típico oficial de Venâncio Aires em 2011.
  • O projeto que tornou a galinhada prato oficial é de autoria dos então vereadores Marcolino Coutinho e Wilson da Silva, na época no PTB e no PP, respectivamente. O projeto foi sancionado pelo ex-prefeito Airton Artus (PDT).
  • Conforme o levantamento apresentado por eles na época da tramitação do projeto, a história da galinhada começou em 1876, com a realização da primeira festa em homenagem ao padroeiro da cidade, São Sebastião Mártir. Com o passar do tempo, o prato foi se tornando mais popular e rotineiro.
  • “Tornou-se um hábito para a população, entre eles comerciantes e comerciários que trabalham aos sábados, fazer da galinhada o cardápio do dia. Além do pavilhão central, também comunidades de bairros e interior costumam promovê-la, agora um pouco menos por conta da pandemia. Mas depois da vacinação, a galinhada voltará forte”, refletiu ontem o ex-vereador Marcolino Coutinho, em entrevista para a reportagem da Folha do Mate.
  • Coutinho também observou que a galinhada feita nos eventos de Venâncio Aires aos poucos passou a ganhar medidas próprias que garantem a sua padronização no preparo. “É um prato saboroso, rápido de fazer e relativamente em conta, financeiramente”, concluiu.

Receita média

Um panelão serve em média 75 pratos (porções). Os ingredientes para essa quantidade são: 25 quilos de galinhão, dez quilos de arroz, três latas de massa de tomate, três pacotes de corante de café, três quilos de cebola, três quilos de tomate, duas cabeças de alho e temperos verdes, entre eles um prato de cebola e um prato de salsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes