ATVA projeta festa campeira à moda antiga

-

A Associação Tradicionalista Venâncio-airense (ATVA), que possui 10 entidades filiadas na Capital do Chimarrão, quer fortalecer a promoção de eventos culturais e beneficentes ao longo do ano.

Por meio de parceria com o Clube de Leituras, a entidade centralizará seus encontros no Galpão Piazito Carreteiro, que fica anexo ao prédio principal do clube. As reuniões mensais serão realizadas no local, sempre na primeira terça-feira do mês, e todas encerrarão com jantar.

O presidente da ATVA, Eagro Müller, informa também que, com essa medida, foi criada ainda a chamada “Cozinha de Galpão”. Logo após as reuniões da entidade, que ocorrem toda primeira terça-feira do mês, será servido, por adesão, algum prato típico da culinária gaúcha no próprio salão. “A partir de abril essa medida passa a ser implementada e ficará sob responsabilidade de alguma entidade tradicionalista ligada à ATVA”, informou Müller.

RODEIO À MODA ANTIGA

Uma das metas da nova gestão da ATVA é promover no Parque Municipal do Chimarrão uma festa campeira à moda antiga. A intenção é promover o evento de forma paralela ao rodeio tradicional da entidade. Diferente dos tradicionais tiros de laços, um rodeio à moda antiga inclui provas de paleteadas, corrida de couro, provas de rédeas e eventualmente alguma gineteada – onde o objetivo é que o cavaleiro fique em um cavalo indomável por um tempo especificado.

“É como de se fosse uma grande gincana, que se busca fazer uma integração com a parte campeira, artística e cultural. Ao mesmo tempo a pessoa que for participar não terá um custo elevado e quem for assistir vai ter a certeza que irá se divertir e descontrair”, avalia Müller. O evento ocorre em setembro, durante a Semana Farroupilha de Venâncio Aires.

CAVALGADAS

Com o intuito de fortalecer as cavalgadas em Venâncio Aires, a entidade tradicionalista promoverá uma série de cavalgadas temáticas, além das que ocorrem tradicionalmente em setembro, no mês do gaúcho. Uma delas irá percorrer os limites do município. “Essa cavalgada será desenvolvida em etapas. Serão atividades curtas, mas sempre percorrendo diferentes comunidades”, anuncia o presidente.

Cavalgadas com motivos religiosos também ganharão espaço na Capital Nacional do Chimarrão. Festa de São Sebastião Mártir e de Navegantes são eventos citados por Müller que podem ter uma integração e participação da ATVA. “Buscar parcerias com os eventos e envolver cavalarianos. Pode também ser realizada oficina de ‘vaca parada’”, projeta.

CALENDÁRIO TRADICIONALISTA 

A ATVA passa também a ter como meta a criação de um calendário tradicionalista municipal. A intenção é que conste no material os principais eventos que as entidades tradicionalistas promovem ao longo do ano. A ideia é incentivar a criação dos calendários internos por parte de cada entidade tradicionalista e a associação auxiliará na divulgação dos eventos.

DANÇAS DE SALÃO

  • A ATVA, Terra FM e Clube de Leituras lideram iniciativa que promove, a partir do dia 29 de março, curso de danças gaúchas de salão. Os encontros vão ocorrer em oito domingos, das 18h às 20h30min, no Leituras. O fandango de formatura ocorre no dia 13 de junho.
  • As inscrições para casais estão abertas e precisam ser feitas na secretaria do Leituras ou na primeira noite do curso. O curso tem custo de R$ 50 para o casal, mas o valor baixa para R$ 40 para sócios do clube ou para sócios de entidades da ATVA.

    “O objetivo é reforçar os laços tradicionalistas. O curso é aberto as mais variadas idades”, reforça Müller. Ele também destaca que a atividade é aberta para casais das mais diferentes idades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes