No encerramento da edição/2019: Cátia Carvalho, Jarlei Wacholz, Kelen Dewes, Sanyr Freitag, Eagro Müller, Patrícia Camargo, Adriano Franco, Juliana Algayer Chaves, Tiago de Menezes, Edio Carvalho, Oli Franco, Jorge Fagundes, Jonatan Silva e Joelsi Ferreira (Foto: Vitor Silveira/Divulgação)

Concurso culinário ‘Bagual chefe’, realizado pelo Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Chaleira Preta, de Venâncio Aires, retorna a partir da sexta-feira, 14 de fevereiro, na sede da entidade, em Linha Bem Feita. Com encerramento agendado para o dia 7 de novembro, a confraternização ocorrerá durante jantar e fandango de aniversário da entidade. Até lá serão dez jantares, em sextas-feiras, organizadas pelos concorrentes associados à entidade inscritos até esta quarta-feira.

Entre os objetivos do concurso está a busca pela integração dos associados através da valorização das habilidades culinárias, criando momentos de lazer e descontração para todos os envolvidos. Ao mesmo tempo abre as portas do galpão para o público em geral, possibilitando a vivência dentro de um CTG.

INOVAÇÃO E DIRETRIZES

A cada jantar ocorrerá uma apresentação artística com música, dança, declamação e chula, organizada pelo cozinheiro com o auxílio da coordenadoria artística da entidade. Nesta edição foi instituída a inscrição solidária para cada participante que consiste em duas caixas de leite. Itens que serão repassados a uma instituição do município. Aberto à comunidade, as confirmações para os jantares devem ser realizadas até a quinta-feira que o antecede. Neste ano, segundo os organizadores, haverá um pequeno acréscimo, em função do aumento no valor de todos os itens alimentícios. O custo de cada jantar será de até R$ 19, não podendo ultrapassar este valor.

AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO

A comissão avaliadora será formada por três profissionais da área da gastronomia, incluindo-se à comissão Jarlei Wacholz, ganhador da primeira edição como ‘Bagual Chefe’. Para avaliação serão considerados os quesitos criatividade, organização, autenticidade gaúcha e sabor. Além do título de ‘Bagual Chefe – o melhor cozinheiro do Chaleira 2020’, serão premiados também o cozinheiro que realizar a janta de menor custo; o prato mais bagual; o cozinheiro que tiver mais participantes no jantar; e a melhor sobremesa. Sendo que esta é opcional entre os participantes, porém aqueles que oferecerem estarão, automaticamente, concorrendo a esta premiação.

DATAS AGENDADAS

  • 14 fevereiro
  • 6 de março
  • 3 de abril
  • 15 de março
  • 19 de junho
  • 10 de julho
  • 7 de agosto
  • 28 de agosto
  • 11 de setembro
  • 23 de outubro
  • 7 de novembro (encerramento com jantar realizado por Jarlei Wacholz – vencedor Bagual Chefe 2019)

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome