Patrono dos festejos Farroupilhas, César Oliveira, presidente do MTG, Nairioli Callegaro e presidente da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, Verceli de Oliveira (Créditos: divulagação)

Na manhã dessa sexta-feira,16, foi gerada a Chama Crioula, em Tenente Portela/RS. O evento marca o início dos Festejos Farroupilha de 2019. A cavalo, a Ordem do Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav), conduziu a centelha da principal praça do município até o Parque Águas de Moconá.

A partir desse sábado, 17, começa a distribuição das centelhas. Cavaleiros representando todas as Regiões Tradicionalistas, e mais de 300 municípios do Sul da Brasil, levarão a centelha até seus municípios.

Autoridades locais, diretores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e espectadores, puderam acompanhar durante a cerimônia, apresentações artísticas. Com destaque para encenação alusiva aos feitos da Coluna Prestes e à influência dos povos indígenas na formação do gaúcho.

(texto: assessoria de imprensa – MTG)

ESCOLA DO CHIMARRÃO

O mate amargo durante as festividades estão sendo garantido pela Escola do Chimarrão, de Venâncio.

Escola do Chimarrão no acendimento da Chama Crioula

Uma volta na 72º Geração e Distribuição da Chama Crioula. O evento marca o início dos festejos Farroupilhas de 2019. Mantendo o ritual que teve seu início em 1947, cerca de mil e quinhentos cavaleiros das 30 Regiões Tradicionalistas, levarão para os seus municípios uma centelha do fogo hoje aceso na praça que leva o mesmo nome do município. A Chama Crioula é o maior símbolo do Tradicionalismo do Rio Grande do Sul.

Publicado por Escola do Chimarrão em Sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome