Chimarrão em evidência: conheça locais e entidades de Venâncio que, no nome, fazem referência à bebida típica

-

O chimarrão, a erva-mate e outros elementos relacionados à tradição estão em evidência e dão nome a diversos locais e entidades de Venâncio Aires. Veja alguns deles:

Escola do Chimarrão

Localizada em Linha Travessa, no interior do município, a Escola do Chimarrão apresenta 37 tipos de chimarrão, aborda benefícios e ensina a preparar a bebida. O projeto também atua de forma itinerante, com o ônibus que percorre diversos municípios.

Pórtico

As cuias estão em destaque no pórtico de entrada da cidade, no Acesso Imperatriz Dona Leopoldina. A estrutura, inaugurada em 1988, foi projetada pela arquiteta Marione Reckziegel.

Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate

Parque do Chimarrão

Localizado bem na entrada da cidade, logo após o pórtico, o Parque Municipal do Chimarrão sedia grandes eventos do município. A estrutura foi inaugurada em 1986, durante a 1ª Fenachim, e conta com pistas de rodeio, motocross e kart, além do ginásio poliesportivo e espaços para exposições.

Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate

Rotary Chimarrão

O nome do clube de serviço faz referência à bebida símbolo dos gaúchos: Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão.

Largo do Chimarrão

O trecho da rua Osvaldo Aranha entre a Jacob Becker e a General Osório leva o nome de Largo do Chimarrão. Trata-se da área do Calçadão, conhecida por ser um espaço de comércio e lazer.

Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate

Biblioteca Pública Caá Yari

Após uma votação popular, em 2014, a Biblioteca Pública Municipal de Venâncio Aires passou a se chamar Caá Yari, nome da índia da lenda da erva-mate. Com um acervo de cerca de 24 mil livros, a biblioteca completou 50 anos em 12 de abril deste ano.

Chimarródromo

A escultura em forma de cuia é um dos cartões-postais na Praça Coronel Thomaz Pereira, no Centro. Ao lado dela, está o coreto em formato de chaleira.

Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate

CTG Erva Mate

CTG Erva Mate é a entidade tradicionalista mais antiga de Venâncio Aires, fundada em 11 de maio de 1968. Com sede no Parque do Chimarrão, tem como patroa Stela Ferreira.

Rota do Chimarrão

Criado em 2001, o roteiro turístico contempla empreendimentos na cidade e no interior, incluindo atrativos naturais, gastronomia e prédios históricos.

Folha do Mate

Principal jornal de Venâncio Aires, a Folha do Mate completa 50 anos em 6 de outubro de 2022. O veículo de comunicação impresso tem circulação trissemanária, nas terças, quintas-feiras e aos sábados.

*Texto originalmente publicado na revista Descubra Venâncio – Especial Fenachim.

LEIA MAIS:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes