Data para a entrega da premiação ainda não está definida, mas é provável que ocorra durante a Feira do Livro. (Foto: Arquivo FM)

Estudantes, professores e comunidade em geral podem começar a pensar em um poema ou desenho, de acordo com a categoria, para particular do 11° Concurso Literário de Venâncio Aires. O prazo para a entrega dos trabalhos é 10 de agosto, na Secretaria de Educação.

Nesse ano, são nove categorias – uma é nova, a da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Intensivo, que deve abranger alunos de quatro escolas do município. Segundo a assessora pedagógica da pasta, Greici Mattos, a adição dessa nova categoria é justamente para que esse público também se envolva na atividade.

O concurso tem como propósito fomentar a criação artística e produção textual nos cidadãos do município, visando a integração a partir da literatura, evidenciando que a leitura e a interpretação daquilo que se lê são de fundamental importância na formação do indivíduo.

PARA PARTICIPAR
Podem participar alunos das rede pública ou privada, bem como os professores e a comunidade em geral, através da produção de um poema ou desenho a partir da obra literária de um dos escritores que participará da 20ª Feira do Livro de Venâncio Aires, ou sobre o tema ‘Tudo a Ler’. No entanto, cada aluno poderá participar apenas com um poema ou desenho. É missão da escola escolher o poema ou desenho que mandará para a etapa final em cada categoria.

CATEGORIAS

• Educação Infantil: um desenho relacionado à obra de um escritor ou tema da feira.
• 1º e 2º anos Ensino Fundamental: um desenho relacionado à obra de um escritor ou tema da feira.
• 3º e 4º anos Ensino Fundamental: um poema relacionado à obra de um escritor ou tema da feira.
• 5º e 6º anos Ensino Fundamental: um poema relacionado à obra de um escritor ou tema da feira.
• 7º e 8º anos Ensino Fundamental: um poema relacionado à obra de um escritor ou tema da feira.
• 9º ano Ensino Fundamental e Ensino Médio: um poema relacionado à obra de um escritor ou tema da feira.
• Comunidade (acima de 18 anos): um poema relacionado ao tema da feira.
• EJA Regular: um poema relacionado à obra de um escritor ou ao tema da feira.
• EJA Intensivo: um poema relacionado à obra de um escritor ou ao tema da feira.

AVALIAÇÃO

Serão selecionados três poemas e três desenhos destaque de cada categoria para a premiação. Todos os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora, formada por quatro pessoas capacitadas e designadas pela comissão organizadora da 20ª Feira do Livro, que ocorre entre os dias 22 e 25 de agosto.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome