Foto: Alvaro Pegoraro/Arquivo FM

A partir das 8h30min desta sexta-feira, 20 de setembro, a rua Osvaldo Aranha se torna farroupilha, com a passagem de entidades tradicionalistas de Venâncio Aires. Neste ano, as entidades vão homenagear ‘Vida e obras de Paixão Côrtes’, temática dos festejos farroupilhas. Embora o trajeto não seja suficiente para reverenciar todo o legado do folclorista, um resgate histórico será apresentado no trajeto, a partir da rua Barão do Triunfo até a 13 de Maio, onde começa a dispersão em direção ao Parque Municipal do Chimarrão.

ENTIDADES

A exemplo de anos anteriores, o desfile ocorrerá no sentido inverso, na rua Osvaldo Aranha. Após a passagem das Bandeiras, Chama Crioula conduzida pelo patrono Luís Carlos Silva, o Tita, e autoridades tradicionalistas e municipais, a primeira entidade a se apresentar será o Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Chaleira Preta, que traz o subtema ‘músicas, danças e cantares’.

Segundo a patroa Kelen Dewes, cerca de cem integrantes devem participar, a pé e a cavalo. Em seguida, os integrantes se deslocam ao Palco Super Lenz, no Parque Municipal do Chimarrão, onde ocorrerá a Missa Crioula, organizada pela entidade, e logo após será servido o tradicional ‘Costelão’.

Na sequência, as demais entidades representam os dez subtemas, com base no livro ‘Danças e Andanças’, do ícone do tradicionalismo, Carlos D’Avila Paixão Côrtes, falecido em 2018.

Segundo a coordenadora da 24ª Região Tradicionalista e integrante da comissão organizadora dos festejos farroupilhas, Luce Carmen Mayer, a estimativa é que cerca de 500 tradicionalistas participem do desfile. O fechamento será feito pelo Piquete Parceria Campeira, que traz o tema ‘Hino do Rio Grande do Sul’.

ENCERRAMENTO

Ainda nesta sexta-feira, à tarde, haverá treino com boi, na pista de laço do Parque, organizado pelo Piquete Cavaleiros da Estrada. Embora os festejos farroupilhas se encerrem na tarde desta sexta-feira, com a extinção da Chama Crioula, no domingo, 22, será realizada a pré-estreia da Invernada Pré-Mirim do CTG Erva-Mate, com almoço, no Palco Super Lenz.

Também no dia, às 16h, ocorrerá o sorteio da ordem de apresentação do III Festival Estadual Artístico Pré-Mirim (Premiart), a ser realizado no dia 13 de outubro.

Ordem do desfile e subtemas

  • Abertura do desfile: 8h30min
  •  Ordem: Bandeiras, Chama Crioula, autoridades municipais e tradicionalistas
  • CTG Chaleira Preta – Músicas, danças e cantares
  • CTG Erva-Mate e Piquete Sinuelo de Tropa – Paixão Côrtes (lendas, contos, criação do 35 CTG, Grupo dos Oito
  • Piquete Cavaleiros da Estrada – Vestimentas do Gaúcho
  • CTG Lenço Branco, CTG Pousada do Capão e GAN Estância Nativa – Laçador, história e símbolo
  • DTG Piazito da Tradição e CPF Terra de Um Povo – Terno de Reis
  • GF Essência da Tradição – Danças Tradicionais
  • Piquete Regalo Campeiro – Campeirismo
  • Piquete Parceria Campeira – Hino do Rio Grande

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome