CTG Querência da Mata, de Mato Leitão, pronto para sediar o 14º Rodeio Crioulo

-

Os integrantes do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata recebem os visitantes neste sábado e domingo, dias 4 e 5, quando ocorre o 14º Rodeio Crioulo Estadual promovido pela entidade. Pela quarta vez, o evento será realizado no Parque Municipal das Orquídeas, em Vila Santo Antônio, interior de Mato Leitão.

Segundo o patrão do CTG Querência da Mata, Renato Dameda, a expectativa pela realização da atividade é grande. “Pelo que estamos ouvindo de comentários pela região, o pessoal vai se dirigir a Mato Leitão no fim de semana. Vai ser um rodeio muito bom. A princípio era para ser um evento de proporções um pouco menores, mas tomou corpo e acho que vai ser um evento de médio para grande porte. Mesmo sendo um ano de retomada, vai ser um rodeio de padrão normal”, comenta.

Apesar de ser realizado em menos dias – em 2019, quando o CTG realizou o último rodeio, foram três dias de evento -, Dameda acredita que a quantidade de público neste ano também deve ser de aproximadamente duas mil pessoas. Além disso, ele projeta que o número de laçadores desta edição deve se equiparar ao da última edição e girar em cerca de 320 laçadores. “Este fim de semana é para trabalharmos. Sempre dizemos que vamos no rodeio dos outros para nos divertirmos e trabalhamos para dar o suporte de receber o nosso visitante nos dias do nosso rodeio”, compartilha.

O preço do ingresso por pessoa para acessar o rodeio será de R$ 10. O valor garante participação em todas as atividades que serão realizadas no parque, como a apresentação de gineteada e o fandango.

Foto: AI Prefeitura

“Para todos nós da família Querência da Mata, realizar o rodeio neste fim de semana representa uma retomada muito satisfatória e em grande estilo.”

RENATO DAMEDA – Patrão do CTG Querência da Mata

Divulgação

De acordo com ele, o trabalho de divulgação feito pela parte campeira da entidade, que realiza visitas em outros rodeios promovidos na região, contribui para o sucesso do evento na Cidade das Orquídeas. “É uma via de duas mãos: vamos no rodeio dos outros, ajudamos a fazerem a festa deles, e quando fazemos o nosso, eles retribuem a visita”, relata.

A expectativa é que participem do 14º Rodeio do CTG Querência da Mata representantes de todos os municípios da 24ª Região Tradicionalista (RT). Além disso, se espera participantes de cidades da 5ª e da 15ª RT. O patrão do Querência da Mata lembra que as inscrições para as provas de laços podem ser feitas na hora, no parque de eventos. Neste ano, as equipes serão formadas por quatro integrantes.

Na tarde de sábado, 4, às 17h, haverá apresentação de gineteada com o grupo Tropilha do Brique, de Venâncio Aires, e no domingo, 5, das 14h às 18h, será realizado um fandango animado pelo Grupo Timbre Gaúcho, de Montenegro. A atividade ocorrerá na sede do CTG, que está localizada dentro do parque de eventos. A abertura oficial do evento será realizada às 18h de sábado. Na entrada será exigido o comprovante de vacinação contra a Covid-19.

1º Duelo de Prendas

• Neste ano, o CTG Querência da Mata preparou uma novidade para o rodeio. É a primeira edição do Duelo de Prendas Rainha das Orquídeas. Segundo o patrão Renato da Meda, a atividade foi criada porque com o passar dos anos a participação das mulheres no laço têm aumentado e como forma de valorizar as prendas.

• “Essa disputa incentiva essa parte feminina a participar cada vez mais do rodeio. Não vir só para ficar no acampamento, mas também para entrar na pista e laçar”, ressalta. A atividade será realizada no domingo pela manhã.

Estrutura do parque

Dameda avalia que ao longo dos últimos anos a estrutura do Parque Municipal das Orquídeas também foi sendo melhorada por parte da Prefeitura, especialmente na parte de eletricidade, água, plantio de grama e construção de churrasqueiras. “Hoje a visão do parque é linda”, destaca.

O patrão do CTG Querência da Mata ainda observa que além de sediar o maior evento da entidade, o parque de eventos fica à disposição da comunidade durante o ano todo, em especial para atividades de lazer no verão.

Parque Municipal das Orquídeas foi preparado pela Secretaria de Obras, Viação e Trânsito para sediar a atividade tradicionalista (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)

Sede própria do CTG

O patrão do CTG Querência da Mata, Renato Dameda, reforça que a realização do rodeio envolve todos os integrantes da entidade tradicionalista e marca o reinício das atividades. Ele ainda conta que todos os 70 sócios, o que representa cerca de 200 pessoas envolvidas, estão muito engajados para a conclusão da obra de construção da sede própria no Parque Municipal das Orquídeas.

“Queremos terminar de construir a nossa casa para, depois, trabalharmos com a parte artística e cultural, onde poderemos ter um grupo de danças com crianças e adultos. Estamos bastante focados nisso. Todo mundo com garra e vontade de ver a sede pronta e podermos utilizar ela. O momento é de união da equipe toda.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes