CTG Querência da Mata divulga programação da Semana Farroupilha em Mato Leitão

-

Integrantes do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata divulgaram, ontem, a programação da Semana Farroupilha. As atividades relacionadas à data iniciaram na última semana, quando mais de 20 cavalarianos da entidade, além da equipe de apoio, realizaram uma cavalgada até o Cristo Protetor, em Encantado, para buscar uma centelha da Chama Crioula.

Após percorrer 145 quilômetros durante quatro dias, passando por diversos municípios do Vale do Taquari, a comitiva foi recepcionada por autoridades, familiares e tradicionalistas, no Parque Municipal das Orquídeas, em Vila Santo Antônio, onde está sendo construída a sede do CTG Querência da Mata, no domingo, 4.

Segundo o patrão da entidade, Renato Dameda, a cavalgada foi muito emocionante tanto pelo fato de envolver a busca da centelha da Chama Crioula quanto pelo caráter religioso do local onde a chama foi acendida. Ele ainda compartilha que essa atividade resgata as andanças realizadas pelos tropeiros antigamente e a convivência em grupo. “O tradicionalismo é isso, a gente revive o que foi tradição em anos passados, tropeadas de gado, de mulas, o pessoal levando mantimentos de uma cidade para a outra”, comenta.

Festejos

De acordo com Dameda, a programação terá continuidade na próxima quarta-feira, 15, quando ocorre a reunião mensal dos sócios e a abertura dos festejos. Na sexta-feira, 17, pela manhã, será realizada uma cavalgada para levar a centelha da Chama Crioula até as instituições de ensino do município – Colégio Poncho Verde, Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Olga e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Ireno Bohn e Santo Antônio de Pádua. Nessa última, durante a tarde, haverá passeio a cavalo para as crianças.

No dia 19, um domingo, as atividades iniciam pela manhã, com treino de vaca mecânica, seguindo com almoço e, no início da tarde, apresentação da jovem Camilly Marques, acompanhada do pai Elemar Marques. A programação segue durante a tarde, com treino de vaca mecânica e outras atividades no Parque Municipal das Orquídeas.

Na segunda-feira, 20, feriado estadual em homenagem ao Dia do Gaúcho, os sócios do CTG Querência da Mata realizam um passeio pelo interior de Mato Leitão, levando a Chama Crioula. Nessa data também haverá almoço no parque municipal e encerramento da Semana Farroupilha às 17h. Dameda destaca que, durante toda a programação, serão seguidos os protocolos de prevenção da Covid-19.

“Fizemos uma programação não muito extensa, mas para retomarmos as atividades tradicionalistas e para o pessoal do CTG ir se chegando novamente e a comunidade em geral participar também. Vamos retomar aos poucos”, explica. O patrão do CTG Querência da Mata também ressalta que os integrantes da entidade vivem o tradicionalismo o ano todo, mas essa é uma época de reacender e dar ânimo para a comunidade tradicionalista de Mato Leitão.

“É uma época que renovamos nosso sentimento de tradicionalistas.”

RENATO DAMEDA – Patrão do CTG Querência da Mata

Reservas para almoço e janta

• Por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, haverá limite de pessoas que poderão participar dos almoços e jantares promovidos pelo CTG Querência da Mata durante a programação. Assim, é necessário fazer reservas para as atividades pelos telefones (51) 99960-1489 (com Delmar Carvalho) e (51) 99669-6299 (com Renato Dameda).

Rodeio da entidade

• O CTG Querência da Mata já está organizando mais uma edição do rodeio crioulo, que está programado para ocorrer nos dias 4 e 5 de dezembro (sábado e domingo) no Parque Municipal das Orquídeas. O evento normalmente ocorre em três dias, mas, por causa das restrições da pandemia, ocorrerá em apenas dois neste ano. “Só precisamos da confirmação, mais adiante, se vai ser permitido o acesso do público no parque ou somente de laçadores e pessoas trabalhando”, observa o patrão da entidade, Renato Dameda. Ele também relata que a entidade seguirá os protocolos exigidos pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e pela Prefeitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes