Fotografia feita para contar histórias

-

Não é de hoje que o amor pelas fotos existe na vida do venâncio-airense Cristian Frantz. Na verdade, já faz cerca 14 anos que ele “pegou a câmera e entendeu o que ela podia fazer” e há pouco mais de cinco anos é formado em Fotografia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Hoje, aos 32 anos, Cristian, soma 15 premiações nesta área, nove delas conquistadas pela Inspiration Photographers, a mesma associação pela qual foi indicado, na última semana, na categoria Fotógrafo de Casamento do Ano no Brasil, no prêmio Lente de Ouro.

Cristian Frantz foi indicado, na última semana, ao Lente de Ouro, conhecido como o Oscar da Fotografia (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

Ele explica que a indicação ao ‘Oscar da Fotografia’, como é conhecido o Lente de Ouro, pode estar associada a quantidade de fotos premiadas que o profissional, associado à Inspiration Photographers, teve durante o ano e também a notoriedade e participação dele nos concursos, nas redes sociais e a influência que ele tem no meio dos fotógrafos.
Cristian relata que a indicação representa também reconhecimento. “Significa entender a minha fotografia, ver que a forma que eu demonstro a minha arte está sendo reconhecida. É um indicativo de que estou no caminho certo.”
O evento de premiação do Lente de Ouro ocorre no dia 13 de novembro, em Balneário Camboriú.

História 

Criado em uma família constituída de diversos fotógrafos, Cristian lembra que ainda adolescente, de bicicleta, levava filmes às lojas dos pais para revelar. Depois foi promovido fotógrafo de três por quatro e ocupou outras funções, até que, com 18 anos, entendeu, de fato, o que uma câmera podia fazer. “A fotografia está presente o tempo todo. Estou dirigindo, olho uma paisagem e penso em uma foto. Eu vivo a fotografia. Ela não é um hobby, não é um passatempo, ela é tudo que eu e minha família conquistamos”, destaca.
O profissional soma diplomas de diversos cursos de especialização e hoje está cursando pós-graduação em produção audiovisual e fotográfica pela Unisc.

Além disso, em 2016, o venâncio-airense já havia sido indicado ao Lente de Ouro na categoria Fotógrafo Revelação, quando concorreu com outros 24 profissionais do mundo todo.

Confira as quatro fotos premiadas neste ano que levaram à indicação do Cristian Frantz.

Composição e criatividade 

“Eu me julgo ser um contador de histórias. Quando estou no casamento, procurando cenas para fotografar, eu coloco todas as minhas vivências, as minhas angústias e minhas alegrias naquele momento”, conta, ao falar das inspirações na hora dos cliques
Segundo ele, um bom trabalho precisa de domínio em técnica e composição, mas “é o teu coração que te faz apertar o botão.”

O fotógrafo salienta a importância de viver aquele momento com os clientes, seja eles os noivos, formandos ou aniversariantes. “Eu acho que a grande jogada para ti conseguir sair um pouquinho daquilo que todo mundo vê é mais uma vez observar. No caso de um casamento, se eu parar junto com os convidados na igreja, vou ter aquilo que todo mundo está vendo, o que todo mundo espera. Mas, se eu consigo colocar algum elemento de linha, de curva, uma textura legal, alguma coisa que limpe um pouco a cena, a foto fica mais agradável. Por isso, é preciso observar, caminhar entre as pessoas. Precisa estar próximo dos noivos”, salienta.

“A fotografia é uma coisa tão genuína que eu não sei dizer em que ponto eu falei quero ou não quero. Ela sempre esteve em mim e na minha família.”
CRISTIAN FRANTZ
fotógrafo

Dicas

O fotógrafo Cristian Frantz deu algumas dicas para quem está iniciando no mundo da fotografia, mas também para profissionais de outras áreas.

1 Estude bastante, porque a fotografia está em constante evolução, sempre passando por mudanças.

2 Domine a técnica, porque não adianta colocar para fora toda a nossa vontade e prazer em fotografar, se a nossa técnica não está afinada.

3 Vá atrás de referências que não seja somente daquilo que tu fazes. Abra a mente para ver novas imagens.

4 Tenha uma linha para seguir. Seja especialista em alguma coisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes