Jaime Monteiro é o presidente da nova escola de samba (Foto: Ana Carolina Becker/Folha do Mate)

Em 2020, o Carnaval de Venâncio Aires vai contar com mais uma escola de samba, a Imperatriz Cultural. Registrada no bairro São Francisco Xavier pelo presidente Jaime Monteiro, 42 anos, a escola de samba tem como missão levar à rua Osvaldo Aranha a essência dos festejos carnavalescos. Até o momento, segundo ele, a escola já conta com 130 integrantes. “Queremos reunir mais simpatizantes até lá”.

Entusiasmado e incentivado a tirar o sonho do papel pela filha Maria Clara, de 10 anos, que também possui uma paixão pelo Carnaval, Monteiro conta que sempre esteve envolvido de alguma forma com as escolas de samba da Capital do Chimarrão. Natural de Tucunduva, mora há 22 anos no município, atua como frentista e tem como hobby o artesanato.

COMUNIDADE

A escola surge também como a proposta de levar atividades sociais para a comunidade. As ações serão desenvolvidas nas quartas-feiras e sábados, em local a ser definido. “Minha intenção é trabalhar o Carnaval o ano inteiro”, complementa. A ideia é oferecer ações de artesanato, futebol e música para as crianças. “Vamos incentivar as novas gerações sobre o que é Carnaval e a importância dele”, justifica.

TEMA DEFINIDO

Para a rua Osvaldo Aranha a escola vai levar o tema ‘O mundo da fantasia’. Desde que essa definição foi feita, todos os integrantes trabalham na produção dos figurinos, com recursos próprios. A ideia, conforme Monteiro, é que parte dos materiais usados para produzir arranjos, fantasias e elementos para o desfile seja reciclável.

NOME E CORES

A escolha do nome da escola Imperatriz Cultural faz relação com a figura da ‘Imperatriz’, a imagem de uma mulher forte e ‘cultural’. A agremiação tem como cores verde, amarelo e branco. “Verde que representa esperança, amarelo dinheiro e branco mais paz”, explica.

DIRETORIA

Presidente: Jaime Monteiro
Vice-presidente: Joice Angelica da Silva
Primeiro secretário: Ezequiel da Silva
Segundo secretário: Eliana da Rosa
Primeiro tesoureiro: Raquel Ferreira
Segundo tesoureiro: Fábio Mahl
Conselho: Rubem Rafael Mutt; Luciane Karnopp; Maribela Francisco
Suplentes: William Lopes; Weliton Lopes; Patrícia Karnopp
Coordenadora: Carla Lenz

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome