Yasmin estreou o filtro no último fim de semana (Foto: Arquivo Pessoal)
Yasmin estreou o filtro no último fim de semana (Foto: Arquivo Pessoal)

Para marcar o mês de aniversário de Venâncio Aires, que no dia 11 completou 129 anos, a influenciadora digital Yasmin Mansour, 26 anos, moradora da Capital do Chimarrão, lançou uma ferramenta para interagir com os internautas pelo Instagram.

Disponível no perfil dela (@mansouryasmin_) e também na galeria de efeitos da rede social, o filtro para stories foi criado pelo videomaker e fotógrafo amador Caleb Sangi, amigo de Yasmin e morador do município de Santos, estado de São Paulo.

A espécie de ‘teste virtual’ sobre Venâncio Aires conta com 30 frases, entre elas ‘Eu nunca comi pastel do Bastião’ e ‘Eu nunca tomei banho no Chuveirão’. O pastel mais famoso de Venâncio Aires é comercializado durante a Festa de São Sebastião Mártir, padroeiro do município. Já Chuveirão é o nome de uma cascata localizada em Linha Harmonia da Costa, um ponto turístico do interior de Venâncio Aires.

Pelo Instagram Stories, o internauta pode revelar o que nunca fez em Venâncio (entre as opções disponibilizadas) e postar na rede social. “É bacana, pois você não precisa sair de casa para brincar com ele [o filtro] e saber o que tu já viveu da tua cidade”, comenta a jovem.

Segundo a criadora de conteúdo digital, a ideia de criar um filtro considerou o sucesso que os efeitos, especialmente em formato de testes, vêm registrando entre casais, irmãos e blogueiras, por exemplo. Além disso, o objetivo também é recordar a comunidade sobre Venâncio Aires que existia no Orkut, rede social extinta no ano de 2014. “As pessoas de Venâncio Aires interagiram por ela”, lembra.

O filtro está disponível desde o último fim de semana e oferece aos venâncio-airenses, que possuem conta nesta rede social, a oportunidade de cada um demonstrar o que nunca fez na cidade, mas é (ou foi) popular entre os moradores. Com a participação o usuário pode expressar o que falta incluir na lista de vivências, experiência e até locais a visitar no município. “Cada cidade tem suas características, que só quem é raiz conhece ou fez. Foi então que fiquei por meses na vontade de realizar esse filtro para uso do pessoal da cidade.”

Como funciona

  • No Instagram, a partir da câmera dos stories, o usuário pode interagir com diversos efeitos, que são filtros temáticos. O filtro ‘Eu nunca’ fica disponível na aba de efeitos, no perfil da influenciadora digital ou então pode ser pesquisado a partir do ícone de efeitos dos stories.
  • Após clicar nesta opção abrirá uma lista de efeitos e também a opção de procurar mais, a partir do nome do autor ou da descrição ‘Eu nunca’.
  • Depois de localizar, é só clicar no botão “experimentar” e utilizar o filtro. Clicando sobre a tela você dá o ‘start’ e no segundo clique o usuário dá ‘stop’ na frase que deseja tirar a selfie e postar.

Coisas que todo venâncio-airense faz

• No dia 11 de maio, aniversário de Venâncio Aires, a Folha do Mate lançou um template comemorativo para Instagram. Por meio dele, os internautas foram desafiados a compartilhar, nos seus stories, a relação de “coisas que todo venâncio-airense faz”, indicando quais delas já haviam realizado.
• Na lista, que contemplava hábitos comuns entre os moradores da Capital do Chimarrão, estavam desde passar o domingo no Parque do Chimarrão, ir na Fenachim e assistir ao Desfile dos Motoristas, até comer o Pastel do Bastião, ir no Cisso de madrugada e aparecer na Folha do Mate.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome