No aniversário da biblioteca, a festa é com os livros

-

O parabéns vai para a Biblioteca Municipal Caá Yari, na próxima segunda-feira, 12. Com 49 anos de atuação, o espaço de cultura e educação de Venâncio Aires vai comemorar a data de uma forma diferente neste ano, com a campanha ‘Dê um livro de aniversário para a biblioteca’ e uma live para marcar a data. A bibliotecária Rosaria Garcia Costa iniciou nesta semana a ação, que visa conseguir novos exemplares para o espaço.

A professora aposentada Isabel Cristina Chagas, 54 anos, é uma das sócias da biblioteca que costuma doar obras, uma inspiração para a campanha. No último mês foram mais de dez obras que ela deu de presente para a biblioteca. A leitora que ama suspense, relata que, durante a pandemia de Covid-19, comprou muitos livros, pois alguns que queria ainda não estavam disponíveis na biblioteca municipal.

Após comprar e ler, Isabel deu para a biblioteca. Para ela, assim, pode incentivar mais pessoas a lerem. “Se ficar em casa vou ler mais umas duas vezes, mas na biblioteca dezenas de pessoas podem conhecer o livro e até desenvolver o gosto pela leitura”, comenta.

Esse gesto da professora é comum, pois outras vezes já repassou obras para a biblioteca. Ela também costuma pegar alguns livros das prateleiras da Caá Yari para ler. “Sou sócia há tempo e, como leio muito, costumo fazer isso. Quando não tem a continuidade ou o livro que quero, e eu consigo comprar, depois levo para a biblioteca.”

A sócia da biblioteca Isabel Cristina Chagas já doou mais de dez livros no último mês
A sócia da biblioteca Isabel Cristina Chagas já doou mais de dez livros no último mês (Foto: Eduarda Wenzel/ Folha do Mate)

CAMPANHA

Conforme Rosaria, mesmo durante o período de pandemia de Covid-19, muitos leitores seguiram retirando livros, porém, no último mês, por conta da bandeira preta no modelo de Distanciamento Controlado no Estado, que tem regras mais rígidas, a biblioteca não pôde fazer empréstimos e não teve giro de dinheiro. “O valor arrecadado com renovação de cadastros e multas é o valor que temos para comprar novos livros e ultimamente não estamos conseguindo fazer isso”, lamenta.

Para melhorar a situação e renovar as prateleiras, ela decidiu lançar a campanha no mês de aniversário da biblioteca. “Tem muitos livros de literatura, como romances, espíritas, infantis e séries que foram lançados no ano passado e nós não temos. É ruim pois alguns leitores gostam de ler séries e acabam trancando a leitura quando não tem a continuidade”, explica a bibliotecária.

Nesta campanha, a população pode doar livros novos ou usados, desde que estejam em boas condições. Eles podem ser entregues na biblioteca, pela passagem da porta. Para quem quiser doar livros novos, Rosaria tem uma lista de algumas obras específicas que os leitores pedem, que podem ser adquiridos e repassados à biblioteca.

  • 20 mil
    é o número aproximado de exemplares disponíveis na biblioteca, entre 13.466 títulos diferentes, para os mais de dois mil sócios ativos. Desde 1992, quando mudou de prédio, a biblioteca já registrou mais de 15 mil cadastros, porém muitos não foram renovados.

Doações

A bibliotecária Rosaria Garcia Costa destaca que, mesmo havendo livros repetidos, todas as obras são aproveitadas. “Tenho um espaço no qual guardo as obras que têm vários exemplares iguais, quando tem ação de geladeira literária ou algo do tipo, as entidades podem pegar aqui. Também já tivemos casos de colocar uma caixa com livros na frente de biblioteca e as pessoas passavam e pegavam. Todo livro que vem para a biblioteca é aproveitado”, ressalta. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone ou WhatsApp 2183-0262.

Lista de livros que a biblioteca precisa

Literatura estrangeira
– Pégaso – Danielle Steel
– Jogos perigosos – Danielle Steel
– O retorno – Nicholas Sparks
– Tempo de regresso – Hannah Kristin
– As coisas que fazemos por amor – Hannah Kristin
– Algo maravilhoso – Judith Mcnaught
– Longa pétala de mar – Isabel Allende
– Desencontros à beira-mar – Jill Mansell
– O café da praia – Lucy Diamond
– O segredo da livraria de Paris – Lily Graham
– Outras pessoas – J.C Tudor
– Garotas em chamas – J.C. Tudor

Literatura infantil
– O búfalo que só queria ficar abraçado – Thais Laham Morello
– Dona feia – Anderson de Oliveira
– Os caras malvados (2,3,4,5,6) – Aaron Blabey

Literatura juvenil
– A convenção das aves (vol. 5) – Ransom Riggs
– Anne de Green Gables (1,4,5,7,8,9,10,11,12,13) – Lucy Maud Montgomery

Literatura espírita
– Duas vidas de Clara – Eliane Macarini

Literatura brasileira
– Claridade lá fora – Martha Medeiros
– As coisas humanas – Lya Luft
– A visão das plantas – Djamila Ribeiro

Qualquer título dos autores
– Djamila Ribeiro
– Mia Couto
– Lilian Schwarcz
– Cristovão Tezza
– Agatha Christie
– Judith Mcnaught
– Jenny Colgan

 

No mês de aniversário, biblioteca Caá Yari mobiliza leitores para doarem livros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes