Grupo prepara ações de resgate luso-açoriano em Venâncio Aires (Foto: Daiana Nervo/Divulgação)

O Núcleo Luso-Açoriano de Venâncio Aires, em parceria com o Instituto Cultural Português de Porto Alegre, promove na terça-feira, 19, o lançamento do livro “Autores Luso-Brasileiros 2019” – uma coletânea de textos escritos por autores de Venâncio Aires e convidados. A obra será lançada durante a Feira do Livro de Porto Alegre hoje, às 16h.

O livro de 168 páginas é composto por artigos, crônicas, poemas e contos, conta com a participação de 23 escritores venâncio-airenses, além de autores de outros seis municípios do Rio Grande do Sul e Portugal. O trabalho de coleta dos textos e organização do livro é da venâncio-airense Jaqueline Chaves e do presidente do Instituto Cultural Português, António Soares.

Além do lançamento oficial na Capital Nacional do Chimarrão, que ocorre a partir das 19h, na sede campestre da Apae, na noite será entregue a premiação de R$ 1,5 mil para o melhor texto e certificados de menção honrosa.

De acordo com Jaqueline Chaves, que também é secretária do Núcleo Luso-Açoriano de Venâncio Aires, estão sendo programadas para a noite sessão de autógrafos, apresentações de fado e um jantar típico português. Os cartões para a noite ainda podem ser adquiridos, pelo valor de R$ 40, com as integrantes do núcleo e Associação dos Amigos do Centro Municipal de Cultura (Cemuc), entidade mantenedora.

NÚCLEO LUSO-AÇORIANO 

O Núcleo Luso-Açoriano foi oficialmente instalado durante a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), em maio deste ano, e tem como objetivo o resgate e a preservação cultural das origens venâncio-airenses. Desde então, uma Sala Açoriana foi montada junto ao Cemuc e é destinada a estudos, exposição de objetos e artesanato originário português.

AUTORES 

  • Venâncio Aires: Élvis Roberto Chaves Epstein, Évelin Siebeneichler, Gabriela Simone Führ, Gean Paulo Naue, Gustavo Henrique Viana, Jair Luiz Pereira, Jaqueline Richter, João Moacir Laufer Ferreira, Josiane, Beatriz Bergmann, Júlia Chaves Angnes, Kadiny da Silva Hertzer, Maria Rita Marcon, Maria, Zulmira Portella de Moura, Olinda Fagundes de Freitas, Rosmeri Menzel, Selvino Heck, Sérgio Rosa, Sérgio Schaefer, Simone Beatriz Reckziegel Henckes, Valquiria Julia Carlotto, Vera Jorgina, Abech Campo, Vítor Augusto Vogt e Voní Eidt.
  • Lajeado: Diógenes Gewehr e Jeferson Rogério Valente de Barro.
  • Santa Cruz do Sul: Kethlin Nadine Meurer
  • Viamão: Silvana Fraga
  • Capão da Canoa: Patrícia Renatha Brufatto
  • Porto Alegre: Adélia Einsfeld, Alcione Sortica, Alda Paulina Borges, Antònio Filipe Sampaio Neiva Borges, Elizabeth Remor Krowczuk, Eloísa Rodrigues Porazza, Felipe Daielo, José Moreira da Silva, José Nedel, Jussara Nodari Lucena, Santa Inèze Soares, Sonia Maria Dürchnabel Athayde e João Riel Manuel Hubner Nunes Vieira Telles de Oliveira Brito
  • Palmelo (Goiás): Nina Tubino
  • Açores (Portugal): Eduardo Agostinho de Paiva Brito Coelho

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome