Diversas atividades são realizadas pela ONG, como o Festival Alphorria este ano
(Foto: Caco Villanova/Folha do Mate)
Diversas atividades são realizadas pela ONG, como o Festival Alphorria este ano (Foto: Caco Villanova/Folha do Mate)

Venâncio Aires - A Organização Não Governamental (ONG) Alphorria conquistou a certificação oficial de ponto de cultura concedida pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural. A homologação, realizada dentro dos critérios da Política Nacional Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014), reconhece o papel da organização como agente ativo na promoção cultural comunitária.

Com isso, a entidade passa a integrar formalmente a rede nacional de pontos de cultura, composta por iniciativas que desenvolvem ações contínuas de arte, memória, educação e cidadania, promovendo o acesso e a diversidade cultural no Brasil.

Com a certificação, Venâncio Aires passa a contar com dois pontos de cultura oficialmente reconhecidos pelo Ministério da Cultura – o outro é o Parque Municipal do Chimarrão. Segundo a diretoria da Alphorria, o certificado reforça a seriedade, a consistência e o mérito do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos.

Diretora da ONG, Ana Landim destaca o impacto simbólico e institucional da certificação: “Esse reconhecimento fortalece o trabalho que desenvolvemos há anos dentro de Venâncio e ser oficialmente ponto de cultura significa ter a nossa história, a nossa identidade e o nosso compromisso social validadas em nível nacional.”

Saiba mais

  • A Política Nacional Cultura Viva (PNCV) foi criada para apoiar iniciativas culturais de base comunitária e é destinada ao fortalecimento de iniciativas culturais de base comunitária em todo o país.
  • A PNCV estabelece instrumentos de reconhecimento, articulação e promoção dos direitos culturais, tendo como eixo central os Pontos de Cultura – entidades ou coletivos sem fins lucrativos que desenvolvem ações culturais contínuas e territorializadas.
  • A certificação, realizada por meio da Certificação Simplificada ou a partir de Termos de Compromisso Cultural, integra esses grupos ao Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura, conferindo legitimidade institucional e visibilidade nacional. Ao serem certificados, os pontos de cultura passam a integrar uma rede colaborativa articulada pelo Ministério da Cultura, podendo acessar formações, editais específicos, mecanismos de participação cidadã e oportunidades de articulação interinstitucional.
  • A política valoriza a diversidade cultural brasileira, o protagonismo das comunidades, a identidade territorial e a cultura como direito humano fundamental.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da ONG Alphorria)