Ato solene realizado nesta sexta-feira, 12, para lembrar os 71 anos, ocorreu à sombra da Árvore da Amizade (Foto: Divulgação)

Rotarianos se reuniram nesta sexta-feira, 12, na Praça Coronel Thomaz Pereira, para marcar a passagem dos 71 anos do Rotary Club Venâncio Aires. Parafraseando o pastor protestante batista e ativista político norte-americano, Martin Luther King, o presidente João Moacir Laufer Ferreira afirmou que a data representa um sonho realizado por pessoas que participam ativamente da vida comunitária e da luta por justiça, paz e solidariedade.
Na ocasião, foram distribuídas mudas de pitanga, jabuticaba e araçá, marcando, também, ações que o clube desenvolve, desde sua criação, em defesa do meio ambiente. Participou do ato o secretário de Habitação e Desenvolvimento Social, Mateus Deitos Rosa, que também é rotariano.

Um dos mais antigos rotarianos em atividade, Asuir João Silberschlag, lembrou de momentos do clube. Antes mesmo de associar-se, acompanhava o Rotary em ações junto aos grupos 4S, organizados pela Emater/Ascar até meados de 1980, com o objetivo de ensinar técnicas de agricultura e pecuária a jovens do interior.

Também testemunhou o plantio da Árvore da Amizade, em 1979, local do encontro dos rotarianos. Silberschlag ingressou no clube em 1983. Há 37 anos, diz, vive o espírito rotário da integração, da contribuição à sociedade e de criação de oportunidades. “Rotarianos são pessoas em que você pode confiar, contar e acreditar.”

História

O Rotary Club Venâncio Aires foi fundado em 12 de junho de 1949, durante almoço realizado no salão de festas da Sociedade de Leituras. Era domingo, quando 21 venâncio-airenses se reuniram para iniciar, juntos, uma nova caminhada, de solidariedade e de apoio mútuo e à comunidade. Como primeiro presidente, foi eleito Elstor Assmann. O ato de fundação foi prestigiado por diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas do município e rotarianos de outras cidades.

Atualmente, o Rotary Club de Venâncio Aires conta com 50 associados. É o segundo maior do Distrito 4680, mas, como destacou o presidente João Moacir Ferreira, o maior em desenvolvimento do quatro social. Somente na atual gestão, que tem Álvaro Bernardi como primeiro vice-presidente, 12 pessoas ingressaram na entidade, incluindo as quatro primeiras mulheres associadas, Fabiana Bergamaschi, Michele da Silva Vargas, Carmen Goerck e Luana Pereira, e os integrantes do recém-criado Rotary Club Satélite Novas Gerações.

Ano Rotário

Para o próximo ano rotário, Ferreira assume pela terceira vez o clube. Sua posse está marcada para 2 de julho, quando dois novos associados serão apresentados. Nas gestão 2005/2006, ele chegou ao cargo máximo do Distrito, governador. Neste sábado, 13, tem a 59ª Conferência Distrital. Pela terceira vez, Ferreira coordena o evento que transcorre das 13h às 18h, on-line.

LEIA MAIS: Clubes de serviço adotam troca de gestão on-line

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome