Semana Farroupilha: alunos vivenciam os costumes da tradição gaúcha

-

Esta terça-fira, 17, será especial para alunos da Escola de Educação Infantil (Emei) Mônica e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Leontina. Acompanhados de seus professores, crianças e jovens serão recebidos no Parque Municipal do Chimarrão para vivenciar os costumes do gaúcho. Por meio de atividades, terão oportunidade de interagir com prendas, peões e voluntários da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA).

As matérias não serão anotadas no caderno. No entanto, de acordo com a professora Luce Carmen Mayer, integrante da comissão organizadora dos festejos farroupilhas, a participação e a interação dos alunos é um dos meios de despertar neles o interesse e o gosto pela tradição gaúcha.  Ela destacou, ainda que  a manhã, de segunda-feira, 16, foi muito produtiva.”

ATIVIDADES

As atividades, que seguem nesta tarde e durante a semana, conforme agendamento das escolas integram a programação da Semana Farroupilha de Venâncio Aires, organizada pela ATVA, com apoio da Secretaria de Cultura e Esportes. Brinquedos e brincadeiras antigas, danças tradicionais, chula, modalidade de laço ‘Vaca Parada’, andar a cavalo, apetrechos do gaúcho e encilha estão entre as atividades que serão realizadas no Palco Super Lenz. Segundo os organizadores cerca de 700 alunos devem passar pelo Parque do Chimarrão

Patroa do CTG Erva-Mate, Patrícia Padilha, com a prendinha Betinha Ruppenthal,  foi uma das voluntárias, na segunda-feira, 16. “Falei um pouco sobre brinquedos e brincadeiras, a importância do contato familiar na produção do brinquedo, assim como a criatividade de brincar com bonecas de espiga de milho, sabugos – brincadeiras antigas” destaca.

O narrador Vilnei Ferreira, apresentou aos alunos a modalidade ‘Vaca Parada’ e os apetrechos do gaúcho. Agregado das pilchas (tesoureiro) da ATVA e integrante do CTG Chaleira Preta, Oli Franco, foi outro voluntário que levou as crianças para andar a cavalo pelo parque, demonstrando a relação do gaúcho com o animal.

 

LEIA MAIS: 

Pira tradicionalista recebe a Chama Crioula oficial

À moda gaúcha: jovens realizam sonho de debutantes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes