Semana Farroupilha: “Grande teste para as atividades culturais, e que deu certo”, avalia Jarbas

-

A Semana Farroupilha de Venâncio Aires encerrou oficialmente nessa segunda-feira, 20, com a extinção da Chama Crioula. Com atrações para diferentes públicos – das competições campeiras que envolveram tradicionalistas às atividades de integração com as escolas -, a programação foi o primeiro grande evento realizado no município, após as flexibilizações da pandemia de Covid-19. “Foi um grande teste de retorno às atividades culturais, e deu certo”, avalia o prefeito Jarbas da Rosa.

A experiência deve servir como parâmetro para o último fim de semana de outubro, quando ocorrerão a Feira do Livro, o Festival Gastronômico e a Escolha das Soberanas da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). “Até lá, certamente teremos mais flexibilizações. O que possibilitou isso e dá segurança para a realização das atividades é o avanço da vacinação”, ressalta o prefeito.

Ele observa que, apesar de muitos eventos terem retornado nas últimas semanas, o número de casos de Covid segue equilibrado nos últimos 45 dias. “Algumas semanas têm mais, outras menos casos, mas está equilibrado. Além disso, não tivemos mais óbitos pela doença”, destaca.

Primeiro Torneio Municipal de Vaca Mecânica movimentou o Parque do Chimarrão durante o fim de semana (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

Protocolos

A exigência da carteirinha de vacinação contra o coronavírus para entrar no Parque do Chimarrão, onde ocorreu a maioria das atividades, foi um dos principais protocolos sanitários. O uso de máscara também foi priorizado por grande parte das pessoas que estiveram no Parque, no fim de semana. Inclusive, durante as apresentações culturais individuais e de invernadas, virou um acessório a mais na pilcha.

Para o secretário de Cultura e Esportes, Émerson Eloi Henrique, a avaliação do evento é muito positiva, dentro do que foi possível realizar por conta da pandemia de coronavírus e pelas condições climáticas. “Não era a Semana Farroupilha que estávamos acostumados, mas que cumpriu muito bem dentro do que foi possível realizar. As escolas participaram ativamente e no fim de semana muitas famílias também estiveram no parque para prestigiar”, ressalta.

Além disso, ele destaca as inovações, como o primeiro Torneio Municipal de Vaca Mecânica e a competição de Vaca Parada, realizados no fim de semana. A programação foi organizada pela Prefeitura de Venâncio Aires, Associação Tradicionalista de Venâncio Aires (ATVA) e a 24ª Região Tradicionalista.

Candidatas a soberanas da Fenachim realizam a Prova do Chimarrão, na tarde de domingo (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

Saiba mais

• Por conta das condições climáticas, a Festa Farroupilha dos CTGs Lenço Branco e Cavaleiros da Estrada, que estava prevista para o feriado, ontem, foi transferida para o próximo fim de semana, nos dias 25 e 26.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes