Criado em 1978, pela família Hilbig, Cisne Branco continua a encantar gerações (Créditos: Beatriz Colombelli)

As belezas naturais e as memórias açorianas da vila histórica de Santo Amaro do Sul, distrito de General Câmara, foram evidenciadas na quarta-feira, 15, durante passeios turísticos pelo Rio Jacuí, a bordo do barco Cisne Branco.

Organizado pela Prefeitura de General Câmara em parceria com a empresa de turismo, os passeios reuniram 600 turistas, vindos de todo o estado e até de Mato Grosso do Sul, segundo o assessor de comunicação da Prefeitura de General Câmara, André Liziardi. A atividade integrou a programação da 233ª Festa em honra ao padroeiro Santo Amaro.

Com traje açoriano, o prefeito de General Câmara, Helton Holz Barreto, o assessor de comunicação e recepcionistas deram as boas-vindas aos visitantes em frente ao Centro de Apoio ao Turista (CAT), na praça central de Santo Amaro do Sul.

Do local, em translado, os turistas foram acompanhados até a barragem Eclusada de Amarópolis, em três momentos. Entre os objetivos do passeio náutico, destacados pelos organizadores, estão a história e às belezas naturais que Santo Amaro oferece e de fomentar o turismo, “fazendo com que o visitante tenha uma visão do distrito histórico através do Rio Jacuí”, destaca o assessor. Segundo o prefeito, durante o ano já estão agendadas novas parcerias para passeios.

NO COMANDO

Com as instruções de segurança fornecidas pelo contramestre Patrick Furtado, há três na função, e com o comando do barco nas mãos do contramestre Gilnei Neves Lima, que atua há 16 anos no Cisne Branco, os 200 passageiros, em cada viagem, puderam apreciar a natureza e ter acesso aos três decks ou andares do Cisne Branco, durante 40 minutos.

Proprietária da embarcação, Adriane Hilbig, 42 anos, destaca que o mesmo foi criado em 1978, por seu pai Alfonso Hilbig. Com 40 metros de comprimento e sete metros de largura, o Cisne Branco possui três decks constituído-se de terraço superior panorâmico, restaurante e copa na parte intermediária e boate, na parte inferior.

SOBERANAS

Além de divulgar e acompanhar a parte religiosa dos festejos, a rainha Bruna Rafaela de Paula, as princesas Nikoly Godoy Caminha e Kethleen Manoela Silva Soares, também acompanharam os passeios. Bruna destaca que ser rainha da festa “foi e está sendo uma honra em poder fazer parte e carregar esta belíssima tradição que já ocorre há mais de dois séculos”. Ela também fala sobre a iniciativa do turismo que chega para valorizar, ainda mais, a história do local.


“Estamos iniciando o verdadeiro turismo em Santo Amaro do Sul, e a Prefeitura ao tomar esta iniciativa do passeio náutico, com o Cisne Branco, está ajudando a dar voz à nossa ‘pequena ‘Vila, cheia de histórias.”

BRUNA RAFAELA DE PAULA – Rainha da 233ª Festa de Santo Amaro


 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome