Venâncio-airense produz documentário ‘Sou Quilombo’

-

O documentário ‘Sou Quilombo’, produzido pelo venâncio-airense Sérgio Rosa, 43 anos, será lançado na terça-feira, 31, no canal Afro Cena, no YouTube. O documentário de 85 minutos conta com narrativas de 25 entrevistados, entre quilombolas, historiadores, antropólogos, pesquisadores e ativistas de diferentes estados brasileiros, como Piauí, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Minas, Goiás, Maranhão, Pernambuco e Sergipe.

Rosa conta que sempre teve vontade de fazer algo relacionado às comunidades quilombolas. “Produzo conteúdo afro há alguns anos, e em março criei o canal. Faço três programas semanais de narrativas, vivências de pessoas negras”, conta. Em março, ele também teve a ideia dessa obra, que começou a ser produzida em julho.

O roteiro e o contato com os participantes também foram feitos pelo venâncio-airense. Todas as conversas foram realizadas pelas redes sociais e as gravações com celulares. “Fui contatando as pessoas e pedindo pra gravarem e me enviarem. Também recebi muitas imagens das comunidades.”

Ele destaca que também contou com ajuda de Bira Santos, Dada Quilombola e Gerusa Bittencourt, para a trilha sonora. “O documentário não conta com aporte financeiro, patrocínio, conta com o desejo e a vontade de produzir e trazer essas narrativas negrejadas”, reforça.

Por conta da pandemia de Covid-19, o ator comenta que não consegue fazer espetáculos para o público, o que motivou mais a fazer o documentário. “Produzir ele foi um desafio gratificante, pois é importante ouvir essas pessoas e partilhar suas narrativas e é um aprendizado. E ter a confiança dessas pessoas e perceber através da entrega delas, que o que eu estava produzindo era algo importante para elas, tornou o documentário ainda mais necessário e aumentou minha responsabilidade enquanto produtor.”

As gravações foram feitas por celulares e Sérgio Rosa editou a produção independente
As gravações foram feitas por celulares e Sérgio Rosa editou a produção independente (Foto:
Arquivo pessoal)
notícias cultura Folha do Mate
https://folhadomate.com/category/noticias/cultura/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes