Vídeo de apresentação do atual sexteto tem circulado também no WhatsApp (Foto: Reprodução/Facebook)

Não é novidade que a pandemia do coronavírus impactou as relações interpessoais e a manutenção das atividades vêm exigindo criatividade de alguns segmentos, como o cultural. Mas, em tempos onde as redes sociais podem ser uma ‘terra de ninguém’ e cenário para violência gratuita, também é um espaço para disseminar coisas boas.

Coisas que contribuem e levam cultura. Um exemplo bem bacana e que vem fazendo sucesso são os vídeos do Grupo Vocal Masculino da Comunidade Evangélica de Venâncio Aires. Só nesta semana, a montagem final de uma canção (sim, as músicas são gravadas em pedaços), já atingiu mais de 136 mil visualizações e 3,7 mil compartilhamentos no perfil da IECLB de Venâncio no Facebook. Trata-se da música ‘Pausa’, da cantora paranaense Vicka, que virou um dos hits da internet em 2020.

Com a pandemia, essa canção e tantas outras foram gravadas em partes, a partir do arranjo e do trabalho audiovisual de Daniel Böhm, o maestro que também conduz a Orquestra de Venâncio Aires. “Escolhemos juntos as canções e as datas de publicação. Faço o arranjo, escrito na partitura, gravo a minha voz e distribuo separadamente. Cada cantor ensaia com sua partitura e seu áudio em casa, também com o áudio de todas as vozes cantando juntas, simulando um ensaio geral”, explica.

Depois, é combinado um horário individual para gravação do áudio e vídeo. “Geralmente apronto o áudio primeiro e finalizo com a montagem do vídeo, até estar tudo pronto e ser publicado.”

"O mundo precisa de PAUSA" (Vicka)Grupo Vocal Masculino da Comunidade Evangélica de Venâncio Aires.

Publicado por Ieclb Venâncio Aires em Sábado, 3 de outubro de 2020

A compositora da canção, Vicka, também compartilhou a publicação (Foto: Reprodução)

Alcance

No caso da versão de ‘Pausa’, o vídeo atingiu números inesperados e alcançou pessoas em estados como Rio de Janeiro e Paraíba, chegando até na Alemanha. Para Daniel Böhm, o grupo evoluiu ainda mais com condições que exigiram adaptação, improvisos e novas experiências. “Com a pandemia, esse aspecto se fortaleceu, junto da necessidade de manter o grupo ativo mesmo ser poder reuni-lo presencialmente.”

O desafio de continuar e ‘chegar’ até as pessoas também foi mencionado pelo presidente da Paróquia Evangélica e integrante do grupo vocal, Leandro Pitsch. “A pandemia deixou as pessoas mais sensíveis e por isso pensamos em canções temáticas, que trouxessem para a reflexão. Também é uma forma de chegar aos jovens, porque a música agrega à educação e à cultura.”

Grupo

Atualmente, o grupo é um sexteto, formado por Daniel Böhm, Gustavo Hamester Meurer, Leandro Pitsch, Sérgio Luis Ziebell, André Fernando Gerlach e Lineo Mayer Felten.

História

  • O Grupo Vocal Masculino da Comunidade Evangélica de Venâncio Aires foi criado em 2016, idealizado pelo pastor Lair Hessel (falecido em dezembro do ano passado). O intuito inicial era ‘encorpar’ os cultos e participar de alguns eventos, dentro ou fora da comunidade.
  • Em 2017, com a comemoração dos 500 anos da Reforma Luterana, havia um hino composto pelo pastor Lair e o qual deveria chegar a todas as comunidades do Sínodo Centro-Campanha Sul.
  • Com essa demanda, Daniel Böhm lembra que decidiu gravá-lo em vídeo, junto da Orquestra da Comunidade Evangélica. “Ainda com recursos um pouco limitados de gravação, mas deu certo. A partir disso, percebemos que o público estava criando bastante empatia e continuamos as gravações, também permitindo à comunidade o acompanhamento desse trabalho à distância.”
  • No início, o grupo tinha um repertório mais religioso. Mas, com o tempo, a opção foi por manter uma seleção híbrida, com hinos da igreja e canções populares, nacionais e internacionais.

2 comentários

  1. Achei sensacional esse Conjunto Vocal Masculino da Comunidade Evangélica de Venâncio Aires (onde fica essa cidade? )
    Muito boa a música, um tema muito oportuno, um ótimo arranjo, interpretação magnífica (parabéns ao Regente, ou Diretor Musical da CEVA) – tudo emoldurado num excelente e bem produzido vídeo.
    Agora só falta massificar a divulgação do conjunto e também criar um Conjunto Vocal Feminino – dentro dos mesmos moldes. A música pode fazer maravilhas e ser um grande instrumento para o trabalho de Evangelização de qualquer Igreja.
    Olha que sigla bonita – CEVA – para Comunidade Evangélica de Venâncio Aires.
    Se ainda não estiverem usando, fica a sugestão.

  2. Fui pesquisar e encontrei Venâncio Aires no nosso laborioso e sempre criativo Estado do Rio Grande do Sul, Chê! Terra de um grande amigo, colega Jornalista e Homem Público – Senador Adroaldo Streck, de saudosa memória.
    Na pesquisa, acabei esbarrando no “Folha de Mate” (no nome, mais um exemplo da fantástica criatividade Gaúcha) – com tudo que eu precisava de informações imediatas sobre o conjunto, a música e a História que os envolve. Tri-legal!!!
    Desculpem, como não havia campo específico, usei o espaço destinado a “Site” para fornecer dados da minha localização .

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome