O Rotary Internacional completou 109 anos na última semana. “O presidente eterno do Rotary Internacional foi o advogado Paul Percy Harris”, é o que explica o rotariano João Moacir Ferreira que também já foi governador distrital.

Harris criou a entidade com outros três amigos em Chicago, nos Estados Unidos, em 23 de fevereiro de 1905. “Resolveram desenvolver o clube de serviço e não imaginaram que faria um sucesso tão grande. Um dos lemas trabalhados é dar de si antes de pensar em si.” Conforme Ferreira, atualmente, há mais de um milhão de integrantes no mundo inteiro e 32.400 clubes em mais de 156 países.

A grande campanha desde 1985 do Rotary é o combate da poliomelite que causa a paralisia infantil. O símbolo é representado pelo Zé Gotinha por meio do Ministério da Saúde. Também é feito um trabalho com mais de três mil jovens e de auxílio e assistência aos mais necessitados. A entidade ainda realiza doações.

Clubes em Venâncio Aires

Ferreira também destaca o trabalho do Rotary Club Chimarrão, Rotary Club Venâncio Aires, Rotaract, Interact e Rotary Kids que há em Venâncio e fazem parte do distrito 4680. O Rotary Venâncio promove a Biershopfest e o Chimarrão a pesquisa da Preferência Real. Os dois eventos são anuais. Os demais clubes auxiliam por meio de campanhas.

Ele ainda cita demais doações e auxílios que os clubes do município fazem pela comunidade e para órgãos como Polícia Civil, Brigada Militar, entre outros. “Em todas as reuniões, os rotarianos falam dos problemas, sugerem soluções e participam dos mais diferentes segmentos da comunidade de Venâncio Aires. Sempre ajudamos sem esperar nada em troca.”

Ferreira ainda lembra do apoio do Lions Club. “São grandes companheiros e trabalham pelos venâncio-airenses.”

Foto: Divulgação / Internet Em poucos anos outros Grupos inspiravam-se no exemplo do Rotary para formar seus próprios clubes
Em poucos anos outros Grupos inspiravam-se no exemplo do Rotary para formar seus próprios clubes

O Rotary

Após o Rotary ser criado, no final de 1905, tinha 30 sócios em Chicago. Três anos depois, um segundo clube foi estabelecido em São Francisco, na Califórnia, EUA. No ano seguinte, três outros clubes foram estabelecidos na costa oeste dos Estados Unidos e um quarto em Nova Iorque. Em poucos anos outros Grupos inspiravam-se no exemplo do Rotary para formar seus próprios clubes.

A primeira convenção do Rotary realizou-se no Congress Hotel, em Chicago, durante o mês de agosto de 1910. A Associação Nacional de Rotary Clubs foi organizada nessa época com 16 clubes participantes. O primeiro Rotary Club na América Latina foi organizado em Havana, Cuba, em 1915.

Ao passo que o Rotary crescia, aumentava também o alcance de suas atividades. Durante a Primeira Guerra Mundial, o Rotary descobriu novas maneiras de servir, ou seja, por meio de arrecadações para Trabalhos de assistência e auxílio em situações de emergência. Após a Segunda Guerra Mundial, muitos clubes que haviam sido desativados durante o conflito foram restabelecidos e deram início a novos projetos de prestação de serviços, que incluíam auxílio a refugiados e prisioneiros de guerra.

Atualmente o Rotary International incentiva seus clubes a dedicarem-se às mais variadas atividades de prestação de serviços como o combate à fome, proteção ao meio-ambiente, prevenção de violência, alfabetização, combate ao abuso de drogas, erradiação da poliomelite, serviços à juventude e aos idosos, bem como conscientização e educação sobre a Aids.