Prefeito Giovane Wickert destacou que o investimento em segurança pública foi apontado como necessário por 94% da população ouvida em pesquisa realizada no início da atual gestão (Foto: Cristiano Wildner)

O primeiro secretário municipal de Segurança Pública, Dário dos Santos Martins, tomou posse em cerimônia que reuniu, em Venâncio Aires, a cúpula da área da segurança regional. O evento foi realizado na tarde de nesta quinta-feira, dia 12, na sala de reuniões da Prefeitura. Em seu discurso de posse, Martins disse que sua meta é contribuir nesse segmento ao investir em inteligência e também em estratégia.

Martins destacou que a nova pasta surge para reforçar a fiscalização e o patrulhamento no município. Mas a recém-criada secretaria também vem, segundo para Dário Martins, para dar apoio a pleitos antigos e diversos de Venâncio Aires, como reforçar a articulação pela instalação de nova Delegacia de Polícia em área reservada no bairro Cruzeiro, ao lado do Fórum. Também é meta reforçar o pleito por mais efetivo para a Brigada Militar.

Foi lembrado que para o início do ano que vem está projetada a aquisição de equipamentos para a nova secretaria, como bafômetros, radares móveis e uma viatura para atuação dos agentes de trânsito. Mas o prefeito Giovane Wickert destacou em sua fala que, diferente do que vem sendo alardeado por oposicionistas políticos, essas ações não têm caráter arrecadatório, mas sim dar fluidez ao trabalho dos atuais agentes de trânsito.

Dário Martins assumiu como o primeiro secretário de Segurança Pública de Venâncio Aires (Foto: Cristiano Wildner/Folha do Mate)

A concorrida cerimônia reuniu dezenas de convidados e, nas manifestações, foi destacada a importância da estrutura para contribuir na melhora da sensação de segurança. O presidente do Legislativo, Eduardo Kappel (PL), sugeriu que fosse agilizada a criação da Guarda Municipal para garantir uma fiscalização maior da área central da cidade e, com isso, permitir que a Brigada Militar concentre sua atuação nos bairros e interior de Venâncio Aires.

ZUCCO

O deputado estadual Luciano Lorenzini Zucco (PL), mais conhecido como coronel Zucco, destacou que todo o esforço em benefício da segurança pública merece ser saudado. Reforçou que trabalha para estruturar em Venâncio Aires uma escola cívico-militar. Também pretende reforçar ações para facilitar a criação de condomínios habitacionais voltados para policiais militares. Em seu discurso destacou, ainda, que trabalha em projeto para criar o selo empresa amiga da segurança pública no Rio Grande do Sul.

PRESENÇAS

Também discursaram o vice-prefeito Celso Krämer; presidente do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) de Venâncio Aires, empresário Flávio Bienert; e o desembargador Rinez da Trindade. Na mesa principal ainda estiveram o promotor de Justiça Pedro Rui da Fontoura Porto; delegado Regional de Polícia (16ª DRP) de Santa Cruz do Sul, Luciano Menezes; e o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Giovani Paim Moresco.

CERCAMENTO 

Dentre as prioridades também elencadas por Dário Martins está a efetivação do cercamento eletrônico e instalação de 11 câmeras de leituras de placas e seis câmeras de vigilância. A meta é ter concluído esse projeto até março. Além disso, será realizado o conserto das 20 câmeras existentes no município.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome