Foto: Claudio Froemming / Folha do MateProprietários de imóveis com passeio público tem 15% de desconto no IPTU
Proprietários de imóveis com passeio público tem 15% de desconto no IPTU

Todos os proprietários de imóveis no perímetro urbano devem ficar atentos aos descontos do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) que oferece até 20% de desconto para quem quitar seu débito em parcela única até 30 de janeiro e tiver passeio público em frente à sua propriedade. 15% da redução se refere à calçada e 5% para pagamento em cota única.

O Imposto poderá ser pago ainda em quatro parcelas, com os seguintes vencimentos: 1ª em até 30 de janeiro de 2019; 2ª até 28 de fevereiro; 3ª até 30 de março e 4ª parcela até 30 de abril de 2019. Quem optar pelo parcelamento também recebe o desconto de 15% se tiver passeio público. O valor do tributo constante na guia é calculado sobre o valor venal do imóvel, conforme atualização do cadastro imobiliário, aplicando-se as alíquotas previstas em lei.

Os carnês devem ser retirados na Prefeitura, mas também podem ser adquiridos pela internet, no portal 24h da Administração Municipal pelo endereço: www.valeverde.rs.gov.br a partir do dia 14 deste mês. Porém o contribuinte precisa ter o número do seu cadastro para ter acesso às guias. O prefeito Carlos Gustavo Schuch destacou que o incentivo maior nos descontos é para quem tem calçada construída, “fator que é muito importante para a mobilidade das pessoas com segurança em meio ao trânsito”.