O estudante Matheus de Freitas, 10 anos, e a professora Karine Wessling, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Benno Breunig, retornam a Venâncio Aires, amanhã, depois de participar, nesta semana, do Foro de Ciencias y Civilización, no município de Cerrito, na Argentina.

A apresentação do projeto ‘Nosso bairro, nossa responsabilidade’, sobre o bairro São Francisco Xavier, garantiu destaque na feira de projetos Fecici, na província de Entre Ríos, e credenciou o trabalho para um evento no Paraguai. “Estamos nos sentindo muito especiais, foram momentos incríveis vivenciados, aprendizado por todos os lados”, comemora Karine.

Segundo a professora, além da apresentação do projeto, ocorreram diversas atividades, como fórum de troca de experiência entre professores, visitas a pontos da cidade e momentos culturais. “Tivemos vivências de todas as áreas: idioma, arte, culinária, questões ambientais e costumes”, cita. A viagem foi custeada pela Secretaria Municipal de Educação e foi acompanhada pela mãe de Matheus, Marisandra Freitas, que pagou as próprias despesas. Além disso, o motorista da secretaria acompanhou o grupo. 

Foto: Divulgação / DivulgaçãoMatheus e professora Karine participaram do evento na província de Entre Ríos, entre segunda e quinta-feira
Matheus e professora Karine participaram do evento na província de Entre Ríos, entre segunda e quinta-feira

“Nossa delegação se esforçou muito e assim participamos de tudo. A mãe e o motorista foram nossas âncoras”, destaca Karine. Ela conta que uma das atrações foi a Noite Cultural Internacional, realizada na terça-feira, 9, na qual os venâncio-airenses apresentaram o município, declamaram e cantaram trechos da música ‘Roda esta cuia’. “Também contei a lenda da erva-mate, nosso motorista cantou e tocou músicas e convidamos as delegações para uma grande roda de chimarrão. Aliás, o nosso chimarrão chamou muita atenção de todos, muitos pediam para tirar fotos”, compartilha.

Inspiração no próprio bairro

O projeto ‘Nosso bairro, nossa responsabilidade’ foi classificado para a feira argentina após a participação na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) Júnior, em Novo Hamburgo, no ano passado. O trabalho sobre o bairro São Francisco Xavier foi realizado pela turma do 3º ano da Emef Benno Breunig, em 2017, a partir do tema da escola sobre responsabilidade de cada um com o espaço onde vive.

Ao mesmo tempo, as obras de pavimentação que ocorriam no bairro despertaram a curiosidade dos alunos e, em meio às mudanças, as crianças passaram a refletir sobre a necessidade e a importância das transformações. A partir disso, estudaram a localização, por meio do programa de computador Google Earth, a origem do nome do bairro e das ruas, animais que viviam na localidade e o percurso e o tempo em que os alunos levavam para chegar até o colégio, entre outras questões.

Destaques na rede municipal

O projeto da Emef Benno Breunig é o segundo da rede municipal de ensino de Venâncio Aires a participar de um evento fora do país. Em agosto, o trabalho ‘O protagonismo feminino em histórias reais, narradas para crianças em um audiolivro’ integrou a XI Feira de Ciências e Tecnologia do Colégio Girasoles, em Encarnación, no Paraguai, e garantiu credenciamento para a Feira Internacional de Educação, Ciência e Tecnologia (Cientec), em Lima, no Peru, em novembro de 2019.