A fumicultura será tema de uma audiência pública da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, 23, às 10h30mim. A  audiência virtual foi proposta pelo deputado estadual Elton Weber (PSB) e é uma realização da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. Durante a reunião será debatida a política do preço do tabaco  e as dificuldades enfrentadas pelos produtores de tabaco na atual safra.

Conforme a assessoria de imprensa de Weber, a reivindicação partiu da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS). “Estamos muito preocupados com o futuro da atividade, especialmente por esta ser uma cultura que impacta a economia de quase 200 municípios no estado”, alerta o deputado.

Durante a comercialização da safra 2019/20, o excessivo rigor da indústria na classificação da matéria-prima forçou para baixo o preço ao produtor. As entidades representativas dos fumicultores reclamam ainda do baixo índice de reajuste e que a alta do dólar que impacta diretamente o custo de produção e a venda da safra não foi percebida no pagamento ao agricultor.

Segundo presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, a postura das empresas é inaceitável neste cenário de retração após uma seca histórica e da Covid-19.

Cerca de 90 mil famílias de pequenos agricultores estão envolvidas na produção de fumo no Rio Grande do Sul, sendo a fumicultura sua renda principal ou segunda renda na propriedade. Foram convidados para audiência representantes de indústrias, de fumicultores, do Ministério da Agricultura, da Secretaria da Agricultura, da Emater e de sindicatos de trabalhadores rurais além de deputados estaduais e federais.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome