Indústria do tabaco: o setor mais forte da economia de Venâncio Aires

-

A indústria do tabaco é a de maior representatividade na economia de Venâncio Aires. Com base no Produto Interno Bruto (PIB) de 2018, as empresas tabacaleiras correspondem a 53,76% da economia geral do município e também lideram entre as principais exportadoras.

Em 2018, o faturamento das 17 empresas do setor foi de R$ 3.261.396.883. Durante a safra do tabaco de 2019, as organizações chegaram a empregar até 4,5 mil trabalhadores.
Segundo o secretário municipal da Fazenda, Eleno Stertz, a representatividade e importância dessas indústrias vai além, já que não se pode contabilizar apenas a economia e os empregos gerados diretamente na atuação do segmento.

“Temos que levar em conta todos os serviços que se sustentam graças às indústrias de tabaco”, destaca. Entre eles, estão as empresas de transporte e refeição, principalmente, que são amparadas pela atuação das tabacaleiras.

Evolução firmada na responsabilidade social

Uma das maiores empresas no ranking de retorno de ICMS de Venâncio Aires, a CTA – Continental Tobaccos Alliance S/A completou 25 anos, em junho de 2019. Comprometida com a excelência no desempenho das atividades, a empresa trabalha com padrões elevados de qualidade, segurança e sustentabilidade e exporta para mais de 50 países, abrangendo mercados como norte americano, comum europeu, leste europeu, África, Oriente Médio, América Latina e Extremo Oriente.

O investimento em novas tecnologias, conhecimento, infraestrutura e desenvolvimento de Tecnologia da Informação, bem como os avanços para maior eficiência de máquinas e equipamentos, estão no foco de trabalho da CTA, cujo faturamento anual chega a R$ 700 milhões.

“É preciso constantemente inovar, e a empresa tem convicção de que o diferencial para isso vem através das mãos de quem faz. É por elas que a CTA Continental atua, por seus colaboradores, produtores, clientes e sua comunidade”, destaca o CEO da empresa, Allan Kardec Nunes Bichinho.

Entre as inovações que alavancam o desenvolvimento da indústria, as ações de responsabilidade social são destaque, com o objetivo de desenvolver melhores possibilidades aos colaboradores e à comunidade. A empresa é a única do município a manter uma instituição de educação infantil própria, para os filhos de funcionários: a Escola Infantil Mary Lebus Vaughan. A iniciativa garantiu à CTA, em 2004, prêmio Top Social ADVB.

Escola de educação infantil, para filhos dos funcionários, é um dos diferenciais da CTA (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)
Foto: Reprodução

Esta matéria integra o Perfil Socioeconômico de Venâncio Aires e microrregião 2019. Na sexta-feira, 27, foi divulgada a primeira reportagem.

LEIA MAIS: Mais de 60% da economia de Venâncio Aires estão na indústria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes