Área onde será construído o hotel fica no entroncamento das RSCs 287 e 453 e deverá abrigar outros investimentos no futuro (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

A Capital Nacional do Chimarrão vai ganhar um novo hotel, o Axten Travel Inn Venâncio Aires. O empreendimento será construído nas proximidades do trevo de acesso à cidade, no entroncamento das RSCs 287 e 453. A área onde o hotel será erguido pertence ao proprietário da Imply, empresa de Santa Cruz do Sul, Tironi Paz Ortiz, que na tarde de ontem confirmou o investimento. “Após algum tempo em tratativas, hoje (ontem) chegamos a uma definição. Do total de 16 mil metros quadrados do terreno, pouco menos de um quarto será destinado para o hotel. No futuro, outros investimentos devem surgir ali”, afirmou Ortiz, sem entrar em detalhes sobre os planos que tem para o espaço que vai restar no imóvel.

De acordo com Horácio Forni, representante do grupo que ficará responsável pelo investimento em Venâncio Aires, o hotel terá 125 apartamentos. O orçamento para a obra deve atingir R$ 30 milhões e a expectativa é de que o hotel entre em funcionamento até o fim de 2022. “A Axten Travel Inn é uma empresa paulista que concentra seus investimentos no Centro-Oeste e Nordeste, mas que está chegando com muita força no Rio Grande do Sul. Temos hotéis em Caxias do Sul e Antônio Prado e, agora, escolhemos Venâncio Aires para mais um empreendimento”, explicou. Segundo Forni, na próxima segunda-feira, 29, os investidores assinarão, na Prefeitura, a carta de intenções relativa ao novo hotel da cidade.

Na fase de execução da obra, a estimativa é de que até 50 profissionais do setor da construção civil sejam contratados. Forni prevê entre 18 e 24 meses para a conclusão do hotel. “A partir da carta de intenções, acreditamos que em 60 dias teremos o projeto arquitetônico concluído”, disse. Quando o funcionamento for liberado, o número de empregos diretos gerados deve chegar a 30. Conforme ele, a escolha de Venâncio Aires para receber o novo hotel se deu pela posição estratégica do município, bem como pela carência relacionada à rede hoteleira, constatada por meio de pesquisa de mercado. “É uma cidade com muitas indústrias que dialogam com a comunidade internacional, o que se torna um atrativo”, esclareceu.

MODELO DIFERENCIADO

O Axten Travel Inn Venâncio Aires não vai funcionar no modelo tradicional. Os apartamentos serão oferecidos a investidores, que poderão aportar capital para compra e rentabilizar o negócio. O grupo Nellfor, de Bento Gonçalves, será responsável pela administração do hotel. Ainda não há um valor definido para os apartamentos, até porque haverá tamanhos e acomodações diferentes no hotel. Há a expectativa, por exemplo, que indústrias fumageiras da Capital do Chimarrão adquiram quartos para hospedar seus visitantes de fora da cidade. “É realmente um potencial muito grande”, admitiu Forni. O representante destacou também o interesse permanente do poder público em relação ao hotel, que agora está confirmado.

“É um reforço importante para a rede hoteleira”

O prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, mantinha sigilo a respeito do novo hotel, mas com a confirmação do empreendimento por parte dos investidores à Folha do Mate, sentiu-se à vontade para falar sobre o assunto, na tarde de ontem. “É um reforço importante para a rede hoteleira. Não é um investimento que vem para concorrer, mas para agregar. E, por se localizar às margens das duas principais rodovias que passam por Venâncio Aires, sem dúvida alguma será muito atrativo para os viajantes”, argumentou.
Wickert também destacou a proximidade do hotel com o Parque Municipal do Chimarrão, local que é sede dos mais importantes eventos realizados no município. “O sol nasce para todos e o hotel vai preencher um espaço que temos, vai suprir uma carência. Já deixamos de realizar eventos por conta da falta de acomodações para os visitantes. Além disso, passaremos a oferecer mais uma opção para as pessoas que participam de eventos em Santa Cruz do Sul e Lajeado, nos casos em que os hotéis destas cidades superlotam”, disse.

REFERÊNCIA E CONSUMO

Conforme o prefeito, o empreendimento torna Venâncio Aires ainda mais referência na região, bem como estimula o consumo no município. “Quem for se hospedar no hotel, certamente vai dar uma circulada pela cidade. Vai jantar em um restaurante, comprar em uma farmácia. É dinheiro que vai circular aqui, que vai fortalecer a nossa economia”, argumentou. Ele também destacou que o hotel “é um marco para outros investimentos no seu entorno, que vão suprir outras necessidades geradas em decorrência do empreendimento”. Por fim Wickert afirmou que é o equilíbrio entre a oferta de infraestrutura pública e privada que promove o desenvolvimento de uma cidade. “Esta é mais uma grande notícia”, concluiu.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome