Carmem aproveitou que estava na loja para conferir os preços e as opções de presentes para o Dia dos Pais
Carmem aproveitou que estava na loja para conferir os preços e as opções de presentes para o Dia dos Pais. (Foto: Taiane Kussler/Folha do Mate)

A previsão das baixas temperaturas para as próximas semanas e a permanência da bandeira laranja (risco médio), conforme modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado, motivaram os lojistas para a chegada de uma das principais datas para o comércio: o Dia dos Pais.

Lojas de diferentes segmentos já estão com liquidações de produtos selecionados, vantagens especiais de pagamento e vitrines decoradas para atrair os clientes, que estão em busca do presente, para marcar o dia 9 de agosto.

A gerente da loja Bade Esportes, Marlise Beatriz Saldanha, está confiante com o aumento das vendas para o Dia dos Pais. Desde a semana passada, a vitrine da loja já está decorada com peças masculinas e divulgação de descontos, em produtos selecionados e lançamentos. “A partir de julho, as vendas melhoraram bastante e, em agosto, vai ser ainda melhor”, enfatiza a gerente, que já percebeu a procura de presentes para a data comemorativa. Segundo ela, as promoções atraíram os clientes na semana passada, sendo que, muitos deles, acabam levando outros produtos que não estavam com descontos.

Marlise avalia que a nova disposição das peças na loja também facilitou as vendas, deixando os clientes à vontade para circular pela loja e escolher os produtos que desejam adquirir. Para ela, o mês de agosto vai ser promissor. “Além da data comemorativa do Dia dos Pais, há a expectativa de retorno dos jogos, o que irá movimentar a linha de materiais esportivos, que estava parado desde o início da pandemia”, observa.

Na loja Afubra, de Venâncio Aires, algumas sugestões de presentes para os pais já estão expostas na loja e o tabloide com promoções mensais já está sendo elaborado com foco na data comemorativa. De acordo com a coordenadora da loja, Anelise Kern, a partir do dia 1º de agosto estarão disponíveis novos produtos com preços especiais. “Mesmo com a dificuldade decorrente da pandemia, os clientes estão investindo em peças e utensílios para o conforto do lar. No Dia das Mães, por exemplo, tivemos um acréscimo nas vendas de 28%, resultado que contribui para o aumento das nossas expectativas de vendas para o Dia dos Pais”, afirma Anelise, mencionando que a data é considerada uma das melhores para a movimentação do segmento.

A coordenadora da loja destaca que, apesar da situação econômica, as pessoas não vão deixar de comprar uma lembrança para os pais. “Mesmo com atendimento restrito, pretendemos atrair os clientes com a diversidade de produtos para a data comemorativa”, afirma.

A dona de casa, Carmem Sílvia dos Santos, 40 anos, foi acompanhar a família na Afubra e já aproveitou para conferir a exposição das cestas, com produtos selecionados para o Dia dos Pais. De acordo com a moradora do bairro Bela Vista, é importante fazer as pesquisas de preço com antecedência, principalmente nos dias de hoje, devido à crise econômica. “Ainda não sei o que comprar para o meu pai mas, já estou olhando as opções e os preços do presente”, afirma Carmem.30

Troca de estação movimenta o comércio

De acordo com o vice-presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Airton Bade, a troca de estação é um atrativo para movimentar as vendas nesta data comemorativa. “Neste período, as empresas promovem liquidações de produtos de coleções anteriores e também, apresentam as novidades da nova estação. O Dia dos Pais é uma data muito importante para o setor do comércio e vendas do varejo”, argumenta.

Apesar da pandemia, Bade acrescenta que as expectativas de vendas são positivas e os lojistas esperam vender a mesma proporção do ano passado. “O pai está cada vez mais presente na vida dos filhos e a pandemia não é um empecilho, é mais um motivo para demostrar o sentimento de carinho”, afirma Bade.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome