STR conta com escritório, loja e agropecuária em Venâncio Aires
STR conta com escritório, loja e agropecuária em Venâncio Aires (Foto: Eduarda Wenzel)

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) completou 58 anos de atuação em Venâncio Aires, no dia 13. A entidade já trocou três vezes de endereço e está há mais de 20 anos no prédio atual, na rua Getúlio Vargas, na esquina com a Osvaldo Aranha.

O presidente Claudio Fengler comenta que, neste ano, não foi possível fazer a confraternização de aniversário, que acontecia todos os anos com associados e colaboradores. “Para comemorar, decidimos fazer o mês de ofertas e com bons prêmios para os associados. Foram sorteados semanalmente vale-compras e prêmios da loja”, comenta.

A gerente administrativa, Angela Debald, e secretária do sindicato, Sandra Helena Wagner, lembram da história da entidade. “Os trabalhadores rurais queriam ir atrás de seus direitos, então, com ajuda do cônego Albino Juchem, foi formado o STR”, conta Sandra.

Elas também observam que muitos direitos foram conquistados por meio de lutas do sindicato. “Já conseguimos o Pronaf, aposentadoria rural, habilitação rural e muitas outras demandas. Ainda temos mais coisas para conquistar junto com os trabalhadores rurais”, destaca Angela.

Aos longo das quase seis décadas, muitas coisas mudaram no serviço do sindicato, como as notas e documentos que eram feito à mão e, hoje, são digitalizados. “Também mudou que nós fazíamos um pedido de aposentadoria e mandávamos para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), agora, toda burocracia para se aposentar é resolvida aqui”, esclarece a administradora.

Benefícios aos associados

Com diversas vantagens nas compras da loja e da agropecuária, os associados ainda têm à disposição auxílio do sindicato para resolver todas as questões burocráticas, como declarar Imposto de Renda, pagar os imposto necessários da agricultura, encaminhar documentos e pedidos, entre outros serviços. A maioria dos funcionários fala alemão, o que, segundo o presidente do STR, “ajuda o produtor a se sentir em casa.” O sindicato de Venâncio Aires atende também a população de Vale Verde e Mato Leitão.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome