Trajeto de um quilômetro da rústica foi realizado pelas ruas do bairro Brands (Foto: Divulgação)

Incentivar a prática esportiva e a participação saudável em competições foram aspectos que motivaram a direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otto Daniel Brands para realizar, no dia 10, a primeira edição de uma rústica própria da escola. a atividade contou com a participação de 86 estudantes, com idade entre 5 e 17 anos, divididos em três categorias, nos naipes feminino e masculino.

De acordo com um dos professores de Educação Física da escola, Roberto Wessling, a ideia de realizar a ação surgiu do interesse dos próprios alunos, que já haviam participado de competições envolvendo corrida de rua em outras ocasiões. Uma delas foi a Corrida do Chimarrão, quando a escola teve 40 inscritos e ganhou como maior equipe. Além disso, sempre que participava de corridas de rua na região e percebia que o evento tinha categorias infantis, o professor divulgava a atividade na escola. Entretanto, nem todos os estudantes tinham condições para ir até os eventos.

“Muitos gostariam de ir, mas não tinham meios para isso. Outros diziam que não gostavam, mas nunca tinham tentado”, relata Roberto. Segundo o professor, por esse motivo, a escola teve a ideia de realizar uma rústica própria. Assim, facilitaria a participação de todos, pois foi durante o horário da aula”, acrescenta.

Largada e chegada dos alunos ocorreu em frente à escola (Foto: Divulgação)

A largada e a chegada da rústica ocorreram em frente à escola e o deslocamento durante a corrida foi feito pelas ruas do bairro onde a instituição está localizada. O trajeto teve extensão de um quilômetro. “Conseguimos brindes para entregar aos alunos e participantes também receberam medalhas de participação, pois todos completaram o trajeto. Além disso, os primeiros colocados receberam uma premiação extra”, explica o professor.

O pórtico de largada e chegada da prova foi emprestado pelo Sesc de Venâncio Aires, um apoiador da iniciativa por meio do projeto Sorrindo para o Futuro. Roberto ainda ressalta que o professor de Educação Física Matheus Cezar Maria, que também atua na escola, auxiliou muito na realização da rústica e que a equipe diretiva foi uma grande incentivadora.

Na avaliação de Roberto, a iniciativa foi importante pois possibilitou a participação de todos os estudantes que tivessem interesse. “Conseguimos envolver muitas crianças. Foi muito bom ver a alegria delas, porque para muitas foi a primeira medalha. Outras que não participaram, antes mesmo de começar a corrida, já estavam questionando quando ia ter de novo porque elas tinham interesse de se inscrever”, destaca.

GANHADORES 

Categoria até 9 anos (masculino)
1° – Arthur Gabriel da Silva
2° – Alan Francisco dos Santos da Silva
3° – Daniel José Rodrigues Schlosser
4° – Murilo Vinicio da Luz
5° – Pedro Henrique de Freitas

Categoria de 10 a 12 (masculino)
1° – Matheus Lacerda Veiga
2° – Matheus Osiel Porto
3° – Kauê Speiler da Silva

Categoria de 13 a 17 anos (masculino)
1° – Darlan Eduardo Henckes

Categoria até 9 anos (feminino)
1° – Agatha Gabriela Doner da Silva
2° – Vitória Sophia Ebert de Oliveira
3° – Laiani Iraci Pergahn
4° – Sophia Muller
5° – Anita Mirandolli Santos

Categoria de 10 a 12 anos (feminino)
1° – Ketlin dos Santos
2° – Naiara Andrieli da Rosa
3° – Thaísa Barcelos Leal

* Na categoria até 9 anos foi feita premiação até o 5º lugar por causa do elevado número de inscrições.
** Na categoria de 13 a 17 anos feminino não houve participantes

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome