Aconteceu na tarde de hoje a recepção ao fogo simbólico da Semana da Pátria em Venâncio Aires. Trazido por uma comitiva dos Correios, que percorre 24 cidades gaúchas, a chama foi levada até a Praça Henrique Bender (Praça Evangélica) reuniu em torno de 50 pessoas.

Estavam no local secretários municipais, comissão organizadora, escolas das redes de ensino do município, clubes de serviço, representantes da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e o prefeito Airton Artus.

O ato solene começou às 16h15min quando o fogo simbólico chegou trazido nas mãos do corredor José Jorge, ao lado de estudantes de escolas como Gaspar Silveira Martins, Oliveira Castilhos, Dois Irmãos e Cidade Nova.

Foto: Maicon Nieland / Folha do MateGrupo de estudantes e corredores profissionais trouxeram o fogo simbólico para Praça.
Grupo de estudantes e corredores profissionais trouxeram o fogo simbólico para Praça.

O grupo saiu a pé da esquina das ruas Osvaldo Aranha e Conde D’eu seguindo até a Praça Evangélica. No local houve a reprodução dos hinos nacionais e de Venâncio Aires, através da cantora Luciana Lopes que integra a Orquestra Municipal, ao lado do gaiteiro Décio Portaluppi.

Nos pronunciamentos, falaram o assessor de comunicação dos Correios no Estado, Darci Martins da Rosa que há 12 anos percorre os municípios para entrega do fogo simbólico, a secretária de Educação, Rosange Lehmen de Moraes e o prefeito Airton Artus.

Foto: Maicon Nieland / Folha do MateAutoridades acompanharam ato solene na Praça Evangélica.
Autoridades acompanharam ato solene na Praça Evangélica.

O fechamento da solenidade aconteceu com alunos da escola Benno Breunig, que além de cantarém a canção Pais e Filhos do Legião Urbana, preencheram uma árvore simbólica com palavras de reflexão nesta semana da pátria, como Família, Cidadania, Compromisso, Acolhida e Respeito.

Agora o fogo junto à pira ficará na unidade do Corpo de Bombeiros, quando entre os dias 1° e 7 de setembro vai percorrer a Câmara de Vereadores e escolas do município, tanto na cidade como interior. A PROGRAMAÇÃO da Semana da Pátria culmina com o desfile cívico na manhã de domingo, 7 de setembro, a partir das 8h na rua Osvaldo Aranha.

Mais detalhes na edição impressa da Folha do Mate de 23/08 e 24/08.