Alunos da Emef Santo Antônio de Pádua, de Mato Leitão, estudam educação financeira

-

Você sabe o que é educação financeira? Se a sua resposta for não ou se você ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto, vou lhe ajudar respondendo essa pergunta com a definição dada pelos alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua (SAP): “educação financeira é como administrar e economizar o dinheiro.”

Eles chegaram a essa conclusão depois de terem começado a estudar o tema, na semana passada, durante as aulas com a professora Rosirene Petter Quinot. A realização de atividades sobre esse assunto com as turmas do 1º ao 5º ano da instituição de ensino integram o projeto Cooperação na Ponta do Lápis, promovido pela Fundação Sicredi, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

De acordo com o relato dos estudantes, a primeira ação realizada foi no dia 11 deste mês [a data, inclusive, foi conferida por eles nos registros feitos no caderno], quando eles acompanharam, junto das famílias, uma live de sensibilização feita pelos organizadores da iniciativa e aberta a toda a comunidade escolar.

Além disso, eles já elaboraram um texto coletivo durante a aula sobre como administrar o dinheiro. Cada um teve a oportunidade de dar ideias, a professora fez as anotações no quadro e, depois, eles copiaram o conteúdo no caderno. Os alunos também fizeram desenhos sobre o que entendiam por educação financeira e, no fim do projeto, farão uma nova ilustração, mas dessa vez colocando no papel aquilo que aprenderam sobre o tema, para que possam comparar os dois trabalhos.

Outra atividade envolveu a criação de uma tabela familiar, na qual constavam os gastos e a renda das pessoas que moram com cada aluno. Com isso, os estudantes perceberam no que os familiares investem o dinheiro e de que forma podem organizar as finanças da casa. No último fim de semana, eles também confeccionaram brinquedos com materiais recicláveis e aprenderam que nem sempre é necessário gastar comprando objetos novos, quando os mesmos podem ser feitos com a reutilização de alguns itens que se têm em casa.

“Com práticas do cotidiano e ampla participação da família é possível mostrar aos alunos que, com planejamento, organização e objetivo, é possível alcançar ideais e ter saúde financeira, proporcionando uma vida mais leve e alegre.”

ROSIRENE PETTER QUINOT – Professora do 5º ano

Futuro

Como a maioria dos estudantes do 5º ano recebe mesada da família, outra lição bem importante que eles já aprenderam e estão tentando colocar em prática é a importância de saber administrar esse valor. A próxima atividade que a turma realizará sobre o tema educação financeira ocorre amanhã, quando eles vão receber o gerente da agência da Sicredi de Mato Leitão, Mauro Stöhr, para uma conversa sobre a temática.

Apesar da pouca idade – os alunos do 5º ano da SAP têm entre 10 e 12 anos -, os estudantes já sabem que aprender sobre educação financeira na escola será importante para o futuro de cada um, principalmente porque eles percebem que muitos adultos têm dificuldade de administrar o dinheiro.

Segundo a professora Rosirene, o projeto Cooperação na Ponta do Lápis vai ao encontro da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e torna o aprendizado das crianças cada vez mais significativo e amplo. “Com atividades simples, como planejamento familiar, análise de custos em receitas, confecção de brinquedos, palestra com especialista e outras é possível trabalhar todas as áreas do conhecimento que a BNCC exige, mesclando prática e teoria”, destaca.

Educação fiscal

• Antes de iniciaram os exercícios sobre educação financeira, os alunos do 5º ano estudaram sobre a educação fiscal. Sobre esse assunto eles fizeram desenhos, que estão expostos na sala de aula, sobre o que aconteceria se não tivéssemos os impostos. Eles também receberam a visita da fiscal da Prefeitura, Lisandre Thomas, e da secretária de Finanças Marlise Viviane de Bittencourt, que falaram sobre impostos e tributos e a relevância de pedir a nota fiscal ao fazer uma compra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes