Atendimentos na Apae são realizados de segunda a sexta-feira (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Venâncio Aires comemora nesta terça-feira, 19, 40 anos de trabalho voltado à comunidade. Para marcar a data, alunos dos turnos da manhã e tarde participam de uma confraternização especial no momento do intervalo.

De acordo com a diretora pedagógica da instituição, Grazieli Cristina Winkelmann, estão matriculados 180 alunos e outros 100 frequentam o espaço apenas para os atendimentos clínicos. “Temos alunos que frequentam os 200 dias letivos e recebem 800 horas-aula e outros que frequentam nossa estrutura apenas uma vez na semana em um turno para atendimentos clínicos”, explica. Além disso, também são realizados Atendimentos Educacionais Especializados (AEE), nesses casos, o aluno frequenta outra escola, mas participa de atividades específicas na Apae. A instituição de Venâncio Aires também abrange os municípios de Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado.

A diretora explica que a Apae atende alunos com deficiência intelectual, múltipla e transtornos globais de desenvolvimento. A maioria dos frequentadores da entidade possui deficiência intelectual. É percebível, conforme ela, que o número de crianças/adolescentes/adultos com deficiência intelectual vem aumentando nos últimos anos. Além disso, o número de crianças, adolescentes e adultos com autismo também vem crescendo. Hoje 40 alunos são atendidos com esse transtorno na instituição. Conforme a diretora, a maioria dos inscritos na Apae é do sexo masculino.

O atendimento da Apae ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

DOAÇÕES

Mantida com recursos municipais, estaduais e da União, a Apae de Venâncio Aires também conta com a possibilidade de associar-se, realizar doações espontâneas e ainda participar adquirindo peças nos brechós realizados pelas Amigas da Apae sempre na primeira quinta-feira de cada mês, em horário comercial, no ginásio da escola.

Na presidência da Apae há 3 anos, José Antônio Marmitt destaca que os interessados em contribuir com a Apae ou tornarem-se um associado devem buscar a entidade para realizar o repasse da quantia desejada ou contribuir de forma mensal, como um associado. Outra forma de destinar recursos à Apae ocorre através do ‘Troco Solidário’ que pode ser remetido à instituição no momento da compra no Rancho Atacadista.

ATIVIDADES

-Agenda

Ocorre na quinta-feira, 21, a assembleia de eleição do novo presidente da Apae. A reunião está marcada para ocorrer a partir das 19h, no ginásio da Apae. Está agendado também para a quinta-feira a prestação de contas do ano.

-Palestra

Está agendada para a sexta-feira, 22, uma palestra motivacional com Tiago Linck, a partir das 19h, no ginásio da escola. Não é necessário realizar inscrição prévia.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome