estudante_aulas presenciais
Foto: Pexels/Divulgação

Para auxiliar os alunos que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que estão sem aulas presenciais por conta da pandemia de Covid-19, começam a ser disponibilizadas, nesta segunda-feira, 18, aulas preparatórias para o exame.

O programa ‘Pré-Enem Seduc RS’, projeto do Governo do Estado, promovido pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom), é transmitido diariamente pelo YouTube e pela TVE-RS, de segunda a sexta-feira, das 19h às 23h. Os alunos ainda podem acessar às aulas através do canal TV Seduc RS e dos links que ficarão disponíveis no Portal da Educação e no site da Seduc.

Com aulas especificas para cada matéria – Física, Química, Biologia, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, Literatura, Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol) e Redação – , são oferecidos quatro períodos diários de 60 minutos, que vai somar 86 horas/aula para cada área do conhecimento.

Componentes curriculares

Essa programação e divisão dos componentes curriculares foi definida conforme a ocorrência das disciplinas no exame. O tempo de cada aula é dividido em introdução, explicação do assunto, problematização em comparação a questões atuais e disponibilização de lista de exercícios. Posteriormente, fica disponível o chat em que o aluno pode tirar dúvidas com os professores, que ficam on-line.

Para a realização do programa, foram selecionados 13 professores. Na última semana, eles participaram de uma formação feita pela Seduc em Porto Alegre. Esses docentes terão a responsabilidade de oferecer aulas ao vivo e gravadas para alunos de toda rede estudantil do estado.

No total, até o dia 31 de outubro, serão 464 horas de preparação para Enem 2020, que segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no domingo, 17, já passavam de 3 milhões de inscritos. As provas acontecem em novembro e as inscrições ainda podem ser realizadas até sexta-feira, 22, pelo site enem.inep.gov.br.

Enem 2020

Conforme o Inep, até o momento, segue a programação de aplicar provas impressas e digitais neste ano. No dia 1° de novembro será aplicada a prova impressa dos conteúdos de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, ciências humanas e suas tecnologias. Uma semana depois, no dia 8, a mesma metodologia será para testar os conhecimentos em ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias.

O exame digital será feito nos dias 22 e 29 de novembro, na mesma divisão das provas impressas, porém com questão diferentes. Para essa categoria, os participantes terão que se deslocar até o local da prova, que será feita via computadores, sem acesso à internet.

*Com informações da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome