Reconhecida como Capital Gaúcha da Leitura após divulgação de pesquisa do Tribunal de Contas que aponta Venâncio Aires como a cidade que mais investiu em livros no Estado, a Administração Municipal lança, nesse fim de semana, mais um projeto de incentivo à cultura literária.

Uma Kombi está sendo transformada em Biblioteca Móvel e levará acervo literário adquirido pelo Município às escolas, bairros e comunidades do interior. O veículo da Secretaria Municipal de Educação participará de eventos, projetos escolares e será ponto de encontro para contação de histórias.

A Biblioteca Móvel Escolar terá apoio do SESC na formação do acervo e na atração de eventos cultuais itinerantes. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação já definiu o projeto que percorrerá as escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs).

 

Conforme o secretário de Educação, Emerson Henrique, o objetivo é orientar grupos de leitura e contação de histórias em cada educandário a partir da orientação da Secretaria de Educação, dos professores e da bibliotecária do município.

Num determinado dia, a escola X irá com seu grupo de leitura na escola Y. A ideia é criar a cultura de que quando a Kombi chega na escola, aconteça um momento de leitura, em torno de 30 minutos, apenas para leitura e debate sobre os textos. Num outro dia, a escola Y visita a escola Z e assim sucessivamente”, explica o secretário.

Após a definição do calendário de parceria com o SESC, aquisição de mobiliário, mesas, prateleiras, cadeiras e tenda de proteção do sol, a Administração Municipal quer expandir a presença da Kombi para as comunidades, reativando a história de sociedades do interior, que em sua maioria trazem a leitura como origem das associações.

O prefeito Airton Artus, que destaca a importância de incentivar a leitura para os públicos de todas as idades, finaliza dizendo que o projeto é mais uma política pública de médio prazo que deve capacitar os jovens venâncio-airenses a tornarem-se adultos mais críticos e independentes, contribuído assim para o desenvolvimento do município.