Calendário escolar único está em debate

-

Está em articulação uma nova proposta visando a unificação do calendário escolar de todas as redes de ensino do Rio Grande do Sul. Em períodos anteriores, a unificação ficou restrita às redes estadual e municipal, mas agora se pretende avançar também para a rede federal e particular. Um documento estadual está em vias de ser lançando, incentivando esta medida.

Na região do Vale do Rio Pardo o tema foi colocado em discussão essa semana durante reunião dos secretários municipais de Educação. A titular da pasta de Venâncio Aires, Joice Battisti Gassen, que é Conselheira da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e coordenadora regional da entidade junto à Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), houve consenso dos 15 municípios para efetivar a adesão.

Joice destaca que Venâncio, Santa Cruz do Sul e alguns outros municípios já tinham os calendários municipais alinhados ao da rede estadual. Contudo, agora mais do que avançar para as demais redes municipais, pretende-se também tentar alinhar o calendário com a rede particular e mesmo federal que atua no ensino básico.

TRABALHO INTEGRADO

“Isso é algo inédito no estado. Além disso, quando se fala em calendário escolar único, a intenção é viabilizar o início do ano letivo para todos no mesmo dia, recesso e finalizar mais ou menos no mesmo período em dezembro”, destaca Joice.
Para a agente externo de Gestão Regional de Educação, Elida Klamt, que trabalha na articulação de dez coordenadorias regionais, a ideia ganha força e com forte adesão dos municípios.

  • Transporte e formações

“Entre Municípios e Estado essa articulação é importante, principalmente para alinhar questões práticas, como a do transporte escolar que, na maioria dos casos, é compartilhado”, lembra Elida. Além disso, as formações continuadas unificadas de professores das redes municipais e estadual também são citadas como um avanço para diminuir transtornos para pais e alunos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes