Integrantes da comissão avaliadora realizam visitas a todos os finalistas para conhecer o trabalho realizado em sala de aula Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

Além de valorizar os profissionais que buscam fazer a diferença na educação de Venâncio Aires, o prêmio ‘Adiante, professor’ tem o objetivo de inspirar outros educadores e alertar a sociedade sobre a importância do trabalho nas escolas.

Entre os dias 7 e 22 de agosto, será possível se emocionar com as histórias dos finalistas do concurso, divulgadas nas edições da Folha do Mate. A entrega da premiação e revelação do professor destaque ocorre no dia 23, durante a Feira do Livro.

Integrante da comissão avaliadora do prêmio, a professora Luci Krämer, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), acredita que o compartilhamento das histórias dos professores finalistas é uma forma de estimular outros profissionais a inovarem em suas metodologias em sala de aula.

De acordo com ela, nas visitas realizadas aos educadores é possível conhecer profissionais que buscam sair da área de conforto e fazer a diferença. “Percebemos que há profissionais muito altruístas e inovadores, que, independentemente da situação salarial, vestem a camiseta e se dedicam, se qualificam em formação continuada.”

Além disso, Luci ressalta que muitos professores já colocam em prática o que está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que entra em vigor, oficialmente, no próximo ano. “O que chama a atenção nesta edição do prêmio ‘Adiante’ é o uso da tecnologia em sala de aula. Percebemos que muitos professores estão explorando isso e utilizando a tecnologia no processo de aprendizagem”, comenta.

Outro aspecto destacado por ela são metodologias voltadas ao protagonismo do aluno, a exemplo dos trabalhos com projetos. “Há uma mudança de ferramentas, em vez de o ensino ficar centrado no professor.”

>> R$ 1 mil é o valor do prêmio do professor destaque. Além disso, todos os finalistas receberão medalhas e certificados.

LEIA MAIS: Conheça os finalistas do Prêmio ‘Adiante, professor’

SOBRE O PRÊMIO

  • O prêmio ‘Adiante, professor’ é promovido pela Folha do Mate, em parceria com o Conselho de Educadores.
  • O projeto tem o apoio da Unisc, Univates, EmagreSee e do Colégio Gaspar Silveira Martins.
  • O concurso integra as ações do Compromisso pela Educação, desenvolvido pela Folha do Mate desde outubro de 2017.
  • Ao todo, são 12 finalistas, em diferentes categorias. Todos os professores serão visitados por integrantes da comissão avaliadora.
  • Integram a comissão avaliadora do prêmio a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional da Univates, Júlia Elisabete Barden; a professora Luci Krämer, coordenadora do Centro de Educação Profissional (Cepru) da Unisc; a gerente do Sesc de Venâncio Aires, Diane Lacerda Araújo; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Solange Ehlers; e a jornalista da Folha do Mate, Juliana Bencke.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome