Divulgação do grande vencedor do concurso ocorre em 23 de agosto, durante a Feira do Livro de Venâncio Aires (foto: ilustração)

Estão definidos os 12 finalistas da segunda edição do prêmio ‘Adiante, professor’, promovido pela Folha do Mate, em parceria com o Conselho de Educadores. Os profissionais, que atuam na rede pública e privada de Venâncio Aires, terão suas histórias contadas no jornal e receberão certificados e medalhas de participação do concurso.

No dia 23 de agosto, durante a Feira do Livro, ocorre a divulgação do professor destaque, que receberá R$ 1 mil. Antes disso, ao longo do mês de julho, os educadores receberão a visita de representantes da comissão avaliadora nas escolas onde atuam.

Na primeira etapa da avaliação, foram analisadas as fichas de inscrição dos 33 participantes, nas quais os educadores falaram sobre sua trajetória, apresentaram os motivos de escolha pela profissão e explicaram como, de forma prática, buscam fazer a diferença na educação.

Entre os aspectos de destaque verificados nas inscrições estão a formação dos professores: 60,6% dos professores candidatos têm alguma especialização, além de 9,1% terem mestrado. Presidente do Conselho Municipal de Educação e uma das avaliadoras do prêmio, a professora aposentada Solange Ehlers afirma que, assim como no ano passado, o concurso recebeu histórias muito positivas. “Se destacam aqueles educadores que realmente contaram, no formulário de inscrição, o que fazem no dia a dia na escola.”

Para Solange, destacam-se os profissionais que explicaram, na prática, como buscam fazer a diferença na educação
(Foto: Juliana Bencke)

Também integrante da comissão avaliadora, a gerente da unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Venâncio Aires, Diane Lacerda Araújo, afirma que é sempre inspirador e motivador conhecer a história de professores que buscam fazer a diferença nas escolas onde atuam. “Ainda acredito muito na educação e fico grata de participar deste projeto. É um prêmio que incentiva os professores e mostra que eles são os protagonistas da educação.”

Integrante da comissão avaliadora, Diane observa as histórias inspiradoras dos professores inscritos (foto: Eduarda Wenzel)

Além de Diane e Solange, integram o grupo de avaliadores a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Júlia Elisabete Barden; a professora Luci Krämer, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); e a jornalista Juliana Bencke, da Folha do Mate.

SAIBA MAIS

– A categoria com maior número de inscritos foi a Ensino Fundamental – anos finais, com dez participantes.

– Com exceção das categorias EJA e Educação especial, que têm apenas um finalista, as demais tiveram dois professores selecionados para a final.

– Profissionais das redes municipal, estadual e privada de ensino participaram do prêmio, incluindo escolas dos bairros e do interior de Venâncio Aires.

– O prêmio ‘Adiante, professor’ é promovido pela Folha do Mate e tem o apoio da Unisc, Univates, EmagreSee e do Colégio Gaspar Silveira Martins. O concurso integra as ações do Compromisso pela Educação, desenvolvido pela Folha do Mate desde outubro de 2017.

 

Finalistas

Categoria Professor Escola de referência

Educação Infantil – até 3 anos

Isabel Cristina Poletti Escola Municipal de Educação Infantil Frederico Reinaldo Closs

Laureci Teresinha Rodrigues Escola Municipal de Educação Infantil Infância Feliz

Educação Infantil – 4 e 5 anos

Bianca Campos da Silva Escola Municipal de Ensino Fundamental Benno Breunig

Luiza de Fátima Lazzaretti Escola Municipal de Educação Infantil Aloisius Paulino Algayer

Ensino Fundamental – anos iniciais

Gabriela Vedoy Flores Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odila Rosa Scherer

Karine Wessling Escola Estadual de Ensino Fundamental Brígida do Nascimento

Ensino Fundamental – anos finais

Fernanda Saldanha Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Scherer

Pamella Tucunduva da Silva Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odila Rosa Scherer

Ensino Médio

Larissa Harres Zucchelli Bittencourt Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas

Rafaela Aline Wenzel Colégio Gaspar Silveira Martins

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Bruna de Quadros Etges Escola Municipal de Ensino Fundamental Dois Irmãos

Educação especial

Paula Cristina Fernandes Escola de Educação Especial da Apae

 

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome