Foto: Daina Nervo / Ai PMVA
Artus: “Será que estamos cumprindo bem nosso papel como cidadão?”

Com o tema “Na família aprendemos a ser”, Venâncio Aires abriu na manhã desta segunda-feira, 1º, a PROGRAMAÇÃO oficial da Semana da Pátria no município. O ato, na Praça da Matriz, reuniu autoridades, escolas e homenageados das 48 entidades locais que confirmaram presença no desfile cívico do próximo dia 7 de setembro. Com o hasteamento das bandeiras e acendimento da pira oficial da Pátria, a cerimonia contou com apresentações artísticas, homenagens aos alunos que ilustraram o folder da PROGRAMAÇÃO e discursos que ressaltaram o sentido do civismo e do amor ao Brasil.

Das mãos do prefeito Airton Artus, a pira oficial da Pátria foi acesa e marcou o início da solenidade de abertura da Semana da Pátria. Ao lado de autoridades dos poderes Legislativo e Judiciário, Airton Artus hasteou a bandeira nacional e ressaltou os deveres de cada brasileiro para com o lugar onde vive, seu trabalho, a família e a Pátria. “Hoje vivemos exigindo direitos, seja dos governantes ou das pessoas que vivem conosco. Mas o que estamos fazendo com os nossos deveres?, questionou.

A secretária municipal de Educação, Rosange Lehmen de Moraes, lembrou dos temas que guiam a PROGRAMAÇÃO da Semana da Pátria, especialmente no Município, e ressaltou a importância da família. “A perfeição de uma família não está em não ter problemas, mas em tentar, todos os dias, resolver os seus problemas”, enfatizou.

A solenidade foi marcada ainda pela apresentação dos homenageados em âmbito municipal e pelas participações do coral da Melhor Idade e de alunos da Escola Municipal Benno Breuning. A PROGRAMAÇÃO de abertura da Semana da Pátria será complementada nesta segunda-feira, 1º, com hora cívica, às 20h, na Câmara de Vereadores.

Foto: Daina Nervo / Ai PMVASolenidade de abertura da semana da pátria ocorreu na praça da matriz
Solenidade de abertura da semana da pátria ocorreu na praça da matriz

As atividades de homenagem à Independência do Brasil se prolongarão por toda a semana, com cerimônias de hora cívica e recepção ao fogo simbólico até a sexta-feira, 5, nos turnos manhã e tarde, envolvendo diversas escolas da cidade e do interior. Na terça-feira, 2, haverá o painel “Na família aprendemos a ser…”, às 19h30min, na Câmara de Vereadores, com apresentação da professora Alice Theis, do radialista José Raimundo Kuhn e da psicóloga Daniela Graef. Já na sexta-feira, o Lions Clube Melvin Jones realizará pedágio cívico/beneficente entre 15h e 18h.

A PROGRAMAÇÃO culminará com o tradicional desfile cívico no domingo, 7, a partir das 8h, ao longo da rua Osvaldo Aranha. O desfile terá a presença de 48 entidades do município, entre órgãos públicos, entidades assistenciais, escolas e clubes de serviço. Como complemento, o distrito de Vila Mariante realizará seu desfile cívico próprio na comunidade. A PROGRAMAÇÃO será no dia 13 de setembro, a partir das 9h.

Em nível municipal, a Semana da Pátria conta com a temática “Na família, aprendemos a ser” e cada entidade terá homenageados a livre escolha. No Estado, a temática é “Meu jeito de ser brasileiro”, com homenagem ao cantor e compositor Lupicínio Rodrigues, cuja morte completa 40 anos em 2014. Em nível nacional, a temática das comemorações patrióticas é “Amazônia – Patrimônio brasileiro”.