EJA inicia o ano com cerca de 280 alunos, nos bairros Macedo e Aviação

-

Entre milhares de alunos que retornaram às aulas nesta semana, estão cerca de 280 pessoas matriculadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Oferecida nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Dois Irmãos, do bairro Aviação, e José Duarte de Macedo, do bairro Macedo, a EJA é voltada a maiores de idade que não tiveram oportunidade de terminar os estudos.

Lisete Polito Gomes, 41 anos, está entre esses alunos que iniciaram na EJA, na quarta-feira, 19. A aposentada, que ainda não é alfabetizada, frequentou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) na infância, porém, não de adaptou. Depois tentou frequentar escolas regulares, mas também não conseguiu aprender, desistiu dos estudos.

Participante do projeto ‘Coletora de Sonhos’, que empodera mulheres no bairro Battisti, onde reside, ela teve o apoio de amigas e de profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), para voltar a estudar. Ela comenta que, nos encontros do projeto, fica triste em não poder assinar a ata. “Tenho o sonho de escrever meu nome”, deseja.

No primeiro dia de aula, chegou de ônibus à Escola Dois Irmãos, com a mochila nas costas, caderno, lápis e caneta, ansiosa para começar a aprender. “É a primeira vez que entrei nessa escola, pelo jeito vou gostar”, disse. Casada e mãe de dois filhos, ela cita que sua rotina irá mudar. “Normalmente de noite vejo televisão, ajeito a casa e faço comida. Agora vou estar estudando”, diz, contente.

Sobre as turmas

A Emef Dois Irmãos conta com turmas de alfabetização – Totalidades I e II -, turmas do 6º ao 9º ano – Totalidades III, IV, V e VI – e ainda o projeto EJA Intensivo. Até o primeiro dia de aula, 128 alunos se inscreveram para a Educação de Jovens e Adultos na escola.

Na Emef José Duarte de Macedo, são cerca de 155 estudantes na EJA. Eles são divididos entre turmas de 6º a 9º ano, durante o dia, para pessoas entre 15 e 17 anos. Pela noite, a escola possui turmas do 7º ao 9º ano, para maiores de 18 anos e, o Intensivo para pessoas com mais de 23 anos.

As escolas Dois Irmãos e José Duarte de Macedo aceitarão matrículas para a Educação de Jovens e Adultos até a próxima semana. Interessados devem comparecer na secretaria da instituição de ensino desejada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes