Guilherme Possamae Braga integra a turma de Direito 2018 B, formada em março (Foto: Vip Class/Divulgação)

Com 15 anos completados em 2019, o curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) já formou 206 bacharéis em Direito. Entre eles está Guilherme Possamae Braga, 23 anos, integrante da turma formada em março deste ano.

O advogado começou a vida acadêmica cursando Engenharia da Computação, mas, no segundo semestre, pediu transferência para Direito. Um dos aspectos destacados por ele é que, devido ao campus ser de pequeno porte, o contato entre aluno e professor é mais próximo na Unisc Venâncio.

“Tive professores incríveis, que, além de serem detentores de um exemplar conhecimento jurídico, também eram ótimas pessoas. Me considero sortudo em ter sido aluno de professores que são ótimas pessoas para me espelhar pensando no meu crescimento futuro”, comenta.

Durante o curso, no sétimo semestre, ele começou a trabalhar na área, o que contribuiu com sua formação. Atualmente, continua no mesmo escritório de advocacia. Depois do registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), passou a atuar como advogado.

Conforme Braga, a área jurídica que o encanta é a criminal, em especial, quando se trabalha direto com o processo, como juiz e promotor. No entanto, ele também pensa em ser professor. “Ser docente é uma ideia que me agrada muito, quem sabe um dia esse ‘sonho’ se realiza também”, diz.

DE ALUNO A PROFESSOR

A docência foi o caminho para o advogado Vinícius Medeiros, coordenador do curso de Direito da Unisc Venâncio Aires. Ele, que foi aluno de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado na Unisc, começou a atuar na universidade como técnico-administrativo, em 2008, e como docente do curso de Direito em Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, em 2010.

Para Medeiros, a carreira jurídica acompanha o processo de transformação e a evolução social e de mercado. Portanto, para ser um bom profissional é necessário constante atualização nos diversos ramos de atuação.

Ele comenta, também, que a área de trabalho é muito dinâmica e o campo de atuação é vasto, desde o exercício privado da advocacia até as carreiras públicas. “O profissional do Direito é capacitado e preparado para a diversificação da profissão”, salienta.

GABINETE DE ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA

Localizado no Viasul Strip Center, no bairro Cruzeiro, o Gabinete de Assistência Judiciária (GAJ) é vinculado ao Curso de Direito da Unisc e faz parte do estágio obrigatório disponibilizado para a formação do aluno.

De acordo com o coordenador do curso, Vinícius Medeiros, o objetivo é proporcionar ao aluno experiência junto ao mundo jurídico, desenvolvendo suas atividades, que vão desde o atendimento ao cliente até a formulação de peças processuais e o acompanhamento de processos e audiências. Também tem a intenção de oportunizar acesso gratuito à Justiça para a população de baixa renda. Em média, por mês, são realizados cerca de 30 atendimentos no local.

SAIBA MAIS

Atualmente, o curso de Direito da Unisc Venâncio conta com 85 alunos. A estrutura do curso inclui laboratórios de informática, biblioteca, grupos de estudo e pesquisa, visando o aprimoramento dos profissionais. O departamento de Direito da Unisc conta com 53 professores, entre mestres e doutores.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome