Emefs de Venâncio devem ser as primeiras com energia solar

-

O valor das dívidas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da CEEE-D, que foi concedida à iniciativa privada, deve possibilitar a Venâncio Aires o investimento em energia solar nas escolas municipais.

Isso porque existe um montante de R$ 1.561.732,65, revertido ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que pode ajudar o município a tirar a ideia do papel. “São dois pontos relacionados à energia que precisam de atenção. Um deles é que a capacidade elétrica das escolas dê conta dos equipamentos utilizados e a outra é tentar diminuir a conta de luz através das placas solares”, destacou o secretário de Educação, Émerson Henrique.

No caso da capacidade, a Prefeitura avalia a instalação de um transformador próprio em cada uma das setes Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Bela Vista. Historicamente, alguns educandários sofrem com quedas de energia e, principalmente nos meses quentes, há necessidade de ‘dosar’ o consumo, revezando o uso do ar condicionado nas salas.

Quanto às placas solares, o ‘martelo ainda não está batido’, mas a tendência é de que também comece pelas Emefs. “Ainda estamos averiguando e a equipe de eletrificação tem feito um levantamento, para saber quais as que têm os maiores consumos. Com isso teremos condições de reduzir a conta de energia e ainda trabalhar isso com os alunos, dentro da sustentabilidade”, explicou Henrique.

Informatização

Além da energia solar, o recurso também deve ser aplicado na informatização nas escolas, tanto para estudantes quanto para professores. Segundo o secretário de Educação, o objetivo é oferecer, para os alunos, os Chromebooks, que são uma especie de notebook menor e mais simples.

Troca

No ginásio da escola Dois Irmãos, do bairro Aviação, haverá troca das lâmpadas halógenas por lâmpadas de led. O motivo, segundo a Secretaria de Educação, é que o consumo do ginásio é quase o mesmo da escola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes