Professora Karine Wessling e o aluno Matheus de Freitas estarão no Paraguai desta terça-feira até o sábado (Foto:Divulgação)

Desenvolvido por estudantes do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Benno Breunig em 2017, o projeto ‘Bairro: nosso espaço, nossa responsabilidade’ atravessa fronteiras e nesta semana será apresentado no Paraguai durante a II Edição Internacional y IV Edição Nacional de la Feria Cientificia – Tecnológica. O evento ocorre em Mariscal Estigarribia desta terça-feira, 15, até o sábado, 19.

A apresentação do projeto sobre o bairro são Francisco Xavier será feita pela professora Karine Wessling e pelo estudante Matheus de Freitas, representantes de Venâncio Aires no evento internacional. A viagem e a participação na mostra de trabalhos serão custeadas pela Secretaria Municipal de Educação.

O PROJETO

Em 2017, o projeto intitulado ‘Bairro: nosso espaço, nossa responsabilidade’ passou pela mostra interna da escola e conquistou espaço na Mostra Municipal de Trabalhos de Venâncio Aires. Na ocasião, a iniciativa assegurou passagem para a Mostra de Criatividade em Ciências, Arte e Tecnologia (Mostratec) Júnior, em Novo Hamburgo.

Durante a participação nesse evento, os representantes da Emef Benno Breunig foram selecionados para apresentar, em 2018, o projeto no Foro de Ciencia y Civilización (FOCICI) realizado em Cerrito, na Argentina. Nessa oportunidade, eles foram credenciados para a feira no Paraguai.

De acordo com Karine, o projeto surgiu em meio as rotinas da turma na escola e da reflexão sobre a responsabilidade de cada um com o espaço onde vive. “As transformações, como obras de pavimentação, no ambiente que circunda a escola, e a necessidade da ampliação da autonomia dos estudantes no deslocamento casa/escola resultou em inquietações vivenciadas pelos alunos”, explica. Dessa forma, segundo a professora a proposta busca reconhecer o bairro como um espaço geográfico de circulação em constante transformação de acordo com as ações individuais e coletivas. “Além, de abrir possibilidade para uma enriquecedora leitura de mundo no contexto da responsabilidade entre o ‘eu, você e nós’”, complementa.

LEIA MAIS: 

Projeto da Emef Benno Breunig participa de feira na Argentina

Destaque na Argentina, projeto da Escola Benno Breunig se credencia para feira no Paraguai

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome