Localizada no bairro São Francisco Xavier, Emef Benno Breunig se destaca na realização de projetos (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

O domingo de Páscoa, 12, também foi dia de comemoração para três Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Venâncio Aires. As Emefs Benno Breunig, Cidade Nova e Otto Gustavo Daniel Brands completaram duas décadas. Consideradas as escolas ‘trigêmeas’ quando foram inauguradas, no governo do prefeito Celso Artus e do secretário de Educação José Roberto Bremm, as instituições atendem, hoje, mais de 770 alunos da pré-escola até o 9º ano.

“No início, elas receberam o título de trigêmeas pois tinham a estrutura física igual, mas agora é apenas a data de fundação que as torna trigêmeas, pois cada uma foi tendo ampliações e modificações na estrutura, novas salas e ginásio, e foi criando a própria identidade”, comenta a secretária de Educação, Alice Theis.

Beatriz dos Santos foi a primeira diretora da Escola Benno Breunig, que iniciou as atividades com cerca de 90 alunos. Atualmente, é vice-diretora da Emef, que tem 218 alunos. Para ela, além da ampliação do espaço físico do colégio, a melhoria de infraestrutura do bairro é marcante nos 20 anos. “A pavimentação das ruas 7 de Setembro e Benno Breunig foi algo maravilhoso, pois em dias de chuva era de doer o coração ver as crianças chegando com o calçado cheio de barro na escola”, comenta.

Ela observa, também, que o perfil das famílias dos estudantes se alterou com o passar dos anos. “Antes, eram todas de bairros próximos. Hoje, são acolhidos alunos de diversos lugares e outras cidades, cujos pais vêm em busca de trabalho.”

Para a professora Bea, os projetos também foram relevantes e se tornaram uma marca da escola, com destaque nacional e internacional. “Acredito que o alicerce de nossa escola foi muito bem fundamentado, pois a escola que e planejamos, mesmo com algumas trocas de professores, continua a mesma, valorizando o ser humano, tornando todos que por ela circularam, cidadãos envolvidos e comprometidos”, considera.

EQUIPES DIRETIVAS 

Emef Benno Breunig (bairro São Francisco Xavier)

– Estudantes: 218
– Diretora: Carine Isabel Reis*
– Vices: Denise de Mello Bick e Beatriz dos Santos
– Evolução: Há 14 anos na instituição, a diretora Carine Isabel Reis comenta que, assim como a escola, todo o bairro evoluiu ao longo dos últimos 20 anos. As melhorias na infraestrutura e a reforma do ginásio, em 2018 são destacados por ela como avanços no período. “Temos bastante participação das famílias. Sempre tem um envolvimento muito significativo com a comunidade. Não se faz nada sozinho”, resume.
*Deve deixar o cargo nos próximos dias, para assumir concurso em Rondônia. Com isso, Denise de Mello Bick assumirá a direção e Karine Wessling passará a integrar a vice-direção.

Emef Cidade Nova (bairro Cidade Nova)

– Estudantes: 278
– Diretora: Rosemeri Cecília Beier
– Vices: Gilvana Bender Hoppe e Cristina Kroth
– Evolução: Para a diretora Rosemeri Cecília Beier, a principal evolução nos 20 anos foi a disciplina na escola. “Foi um trabalho de formiguinha com toda a comunidade escolar, com alunos, pais e professores. Hoje percebemos que as regras são mais respeitadas e existe disciplina”, avalia ela, que atua há 16 anos na instituição, sendo 11 como diretora. A escola oferece turno integral, para alunos de pré e 1º ano e, desde 2018, conta com uma banda própria.

Escola Cidade Nova (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

Emef Otto Gustavo Daniel Brands (bairro Brands)

– Estudantes: 278
– Diretora: Luciane de Jesus Ferreira
– Vices: Cristiana Treib Moraes e Luce Carmen da Rosa Mayer
– Evolução: A diretora Luciane de Jesus Ferreira atua na escola desde 2002 e salienta as melhorias no espaço físico, ampliações e construção do ginásio. A instituição também oferece turno integral para sete turmas de pré a 3º ano.“O quadro de professores e funcionários mudou bastante. Ao longo dos anos, conseguiu-se mais envolvimento da comunidade escolar, o que está entre as principais conquistas”, considera.

Escola Otto Gustavo Daniel Brands (Foto: Divulgação)

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome