Enquanto alguns alunos ainda vivem o nervosismo das últimas provas, outros já estão em clima de férias, na reta final do ano letivo de 2018. Em algumas instituições, esta é a última semana de aulas. O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) foi a primeira escola de Venâncio Aires a encerrar as aulas, na sexta-feira. Ao longo desta semana, ainda ocorre período de recuperação.

A maioria das escolas municipais e estaduais encerra as atividades entre os dias 18 e 20. As datas diferentes ocorrem porque cada instituição tem calendário próprio, para cumprir os 200 dias letivos. “Esse é um mês atribulado nas escolas, mas também de muito envolvimento comunitário, com programações natalinas para as famílias”, destaca a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Alice Theis.

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateMaioria dos alunos da rede pública encerra o ano letivo na próxima semana
Maioria dos alunos da rede pública encerra o ano letivo na próxima semana

Depois das férias de educadores e alunos e do período dedicado à limpeza e manutenção das escolas, o retorno das instituições, em fevereiro do próximo ano, será marcado pela elaboração do Documento Curricular Municipal. Em 1º de fevereiro, profissionais de educação infantil vão se reunir para refletir e formular o documento.

Nos dias 18 e 19 de fevereiro, professores de ensino fundamental vão se reunir na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Rosa Scherer e, em grupos divididos por componentes curriculares e pelas séries, vão definir conteúdos que serão trabalhados em sala de aula.

“O Documento Curricular Municipal será construído por todos e vai estabelecer quais conteúdos devem ser trabalhados para desenvolver as habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Referencial Curricular Gaúcho e no documento do Município”, explica Alice.

No próximo ano, faremos um processo democrático para construção do Documento Curricular Municipal, para que todos se envolvam, não apenas pelo fato de que ele será aplicado em sala de aula, mas também porque acreditamos que todos os educadores têm a contribuir, pela sua experiência e conhecimento.”JOICE BATTISTI GASSENSecretária municipal de Educação

Temas como educação financeira, educação ambiental, com foco na preservação do Arroio Castelhano, e agricultura, bem como a história de Venâncio Aires, poderão estar entre os conteúdos previstos no Documento Curricular Municipal – que será utilizado por todas as escolas municipais, a partir de 2020.

Alice também observa que há a possibilidade de que seja construído um documento único, que seja utilizado como base, também, por instituições estaduais e privadas de Venâncio. “Como há transição no Governo do Estado, ainda não há uma definição quanto à participação das escolas estaduais nesse processo e, por uma questão de logística, já nos adiantamos e definimos data e local para elaborar o documento. Será ótimo se pudermos agregar as outras redes nessa discussão”, salienta.

Rede municipal

Alfredo Scherer 20 de dezembroBenno Breunig 19 de dezembroBento Gonçalves 19 de dezembroCidade Nova 20 de dezembroCoronel Thomaz Pereira 19 de dezembroDois Irmãos 18 de dezembroDom Pedro II 19 de dezembroJosé Duarte de Macedo 19 de dezembroOtto Gustavo Daniel Brands 19 de dezembroSão Judas Tadeu 19 de dezembro

Rede estadualCônego Albino Juchem 21 de dezembroAdelina Isabela Konzen 21 de dezembroCrescer 21 de dezembroFrida Reckziegel 20 de dezembroMariante 18 de dezembroMonte das Tabocas 28 de dezembroSebastião Jubal Junqueira 19 de dezembroWolfram Metzler 18 de dezembroBrígida do Nascimento 22 de dezembroLeo João Frölich 20 de dezembroProfessora Leontina 17 de dezembro11 de maio 21 de dezembroZilda de Brito Pereira 20 de dezembroCristiano Bencke 20 de dezembroProfessora Helena Bohn 22 de dezembroProfessor Pedro Beno Bohn 19 de dezembroJoão Pádua da Rosa 14 de dezembro Miguel Macedo de Campos 15 de dezembroHelmuth Lehmen 19 de dezembroNossa Senhora do Perpétuo Socorro 22 de dezembroSanta Isabel 19 de dezembroSão Luiz 15 de dezembro

Rede privadaColégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida 14 de dezembroColégio Gaspar Silveira Martins 19 de dezembro (educação infantil e anos iniciais I) e 21 de dezembro (ensino fundamental II e ensino médio)Colégio Professor José de Oliveira Castilhos 13 de dezembro

UniversidadesUnisc 14 de dezembroUnivates 22 de dezembroUninter 21 de dezembro * A reportagem não conseguiu contato com todas as instituições de ensino.