Estudantes do IFSul de Venâncio participam e aprimoram conhecimentos no Desafio Coopes

-

Novas propostas de educação e formas de empreender fazem parte da Arena de Inovação – Desafio Coopes 2022, que iniciou durante a Expoagro Afubra, no mês de março, em Rio Pardo, com a realização da primeira etapa. A iniciativa, que conta com a participação de 60 estudantes ligados às cooperativas escolares incentivadas pela Sicredi Vale do Rio Pardo, prevê a realização de três encontros. A segunda etapa do desafio aconteceu na sexta-feira, 15, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), em Venâncio Aires.

A segunda fase do desafio contou com diversas atividades, como visitação ao campus; breve resgate da metodologia Canvas; compartilhamento do processo das cooperativas escolares até o momento; case de sucesso da Agricon Business, com apresentação da CEO Eduarda Olivia Schneider; oficina de Pitch e alinhamento com a metodologia Cooperlândia, baseada no pensamento de jogos e utilizada pelo Programa Cooperativas Escolares da Sicredi Vale do Rio Pardo. Na oficina os alunos participaram de uma mentoria prática para a produção de um Pitch, técnica relacionada à economia criativa, que terá o apoio de educadores de instituições parceiras da iniciativa.

Como resultado de todas as etapas do desafio, o objetivo é que os participantes façam a revisão do objeto de aprendizagem da sua Cooperativa Escolar, como forma de inspecionar a escolha ou aprimorar o processo de aprendizagem, utilizando as ferramentas e técnicas ligadas à economia criativa. No primeiro encontro, os alunos participaram do talk sobre o Novo Ensino Médio Técnico, de oficinas e mentoria prática, com metodologias ágeis por meio da ferramenta 5W2H, Canvas e de processos de Validação.

Finalização

A terceira e última etapa está prevista para setembro, no Parque Científico e Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc), em Santa Cruz do Sul, em que será um momento marcado pelo compartilhamento das propostas, com revisão do processo, prototipação e Pitch Final. A Arena de Inovação – Desafio Coopes 2022 é uma realização da Sicredi Vale do Rio Pardo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Inova-RS, Pulpo Assessoria, meuResíduo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) – Campus Venâncio Aires e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Fonte: Assessoria de Imprensa Sicredi Vale do Rio Pardo/Four Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes